Aumento da disponibilidade de automóveis mais acessíveis e produzidos localmente explicam o recorde de vendas registado em 2024.
O ano de 2024 foi recordista em termos de vendas de automóveis elétricos no mercado indiano. De acordo com um portal oficial do governo local, foram comercializados na Índia um total de 99.004 automóveis elétricos. Comparativamente a 2023, durante o qual foram vendidos 82.563 elétricos, o mercado automóvel 100% elétrico cresceu uns significativos 20%.
Tata Motors é líder
A líder Tata Motors, ainda que tenha perdido quota de mercado - de 73% para 62% - comercializou um total de 61.435 elétricos, sensivelmente mais 2% do que no ano passado. A Tata é a marca com a gama mais alargada de veículos elétricos do mercado indiano, cinco para o mercado de particulares e um dedicado às frotas. O ano de 2025 deverá trazer dois novos modelos elétricos à gama.
A JSW MG Motor vendeu 21.464 elétricos no mercado indiano durante o ano passado, conquistando o segundo lugar do ranking de vendas. A joint-venture entre o grupo SAIC e a MG cresceu 125% relativamente a 2023, uma subida em grande parte explicada pelo modelo Windsor, lançado naquele mercado no passado mês de setembro.
O terceiro e último lugar do pódio ficou para a Mahindra & Mahindra, fabricante que comercializou 7.104 unidades do seu único modelo 100% elétrico, o XUV400. Comparativamente ao ano passado, o seu crescimento foi de 66%. Nos planos do fabricante está o lançamento de três novos modelos elétricos nos próximos meses, o XUV 3XO EV, o BE6 e o XEV 9e. O quarto lugar ficou para a BYD, com 2.819 elétricos vendidos, mais 40% do que em 2023 e o top 5 fica completo com a Citroën, marca que registou uma pequena descida das suas vendas de elétricos, cerca de 4%, com um total de 1.873 unidades.
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