top of page
  • Foto do escritorE-Auto

Novos VCL elétricos de Renault e Volvo em Sandouville

Fábrica da marca do losango em França ganhou a "corrida" à produção da gama nova de veículos comerciais elétricos da recém-criada Flexis SAS, entidade que une Renault, Volvo e CMA CGM



A partir de 2026, a fábrica da Renault em Sandouville, França, vai produzir uma geração geração de furgões totalmente elétricos baseados numa plataforma eletrónica conectada que será desenvolvida ao longo dos próximos dois anos ao abrigo da recém-estabelecida parceria entre a marca do losango, a Volvo e a CMA CGM para acelerar a implementação da mobilidade elétrica também no setor do transporte de mercadorias.

 

O plano de produção naquela fábrica implica um investimento previsto na ordem dos 300 milhões de euros até 2026, com vista à preparação do local e das linhas de montagem. No mesmo sentido, foi anunciado um projeto de recrutamento para apoiar esta nova atividade, com 550 contratações previstas para os próximos quatro anos.

 

Os 550 postos de trabalho novos somam-se aos 1000 criados entre 2014 e 2023. Atualmente, a fábrica francesa emprega cerca de 1850 trabalhadores

 

Sandouville ao serviço dos VCL 

Durante uma visita às instalações na Normandia, Luca de Meo, diretor do Grupo Renault, e Thierry Charvet, Diretor-Geral de Indústria e Qualidade do Grupo Renault, apresentaram os planos da empresa e das instalações a Bruno Le Maire, ministro francês da Economia, das Finanças e da Soberania Industrial e Digital, e a Édouard Philippe, Presidente da Câmara Municipal de Le Havre e da comunidade urbana Le Havre-Sena Métropole.



"A atribuição deste novo projeto reconhece a competência e o empenho das mulheres e dos homens desta fábrica. Uma nova era está a começar em Sandouville, com a produção da próxima geração de VCL elétricos que vão transformar o futuro da logística através do seu design revolucionário. É um motivo de orgulho para nós e é também um desafio que aceitamos para um local histórico, cujo objetivo é continuar a ser uma referência no setor. Com esta decisão, o Grupo Renault reforça a sua presença industrial em França", referiu Thierry Charvet, Diretor-Geral da Indústria e Qualidade do Grupo Renault.

 

Convenientemente localizada na região da Normandia, perto de infraestruturas de transporte, a fábrica de carroçarias e montagem de Sandouville, inaugurada em 1964, construiu a maior parte dos veículos topo de gama da Renault (17 modelos) durante 50 anos. Desde 2014, especializou-se no fabrico de Veículos Comerciais Ligeiros, acumulando grande experiência na produção de veículos comerciais ligeiros (VCL) ao longo dos últimos dez anos.



Em Sandouville produziram-se já mais de um milhão de unidades do Trafic, numa gama completa de versões, desde a cabina plataforma ao Trafic SpaceClass. Em 2023, a fábrica construiu 131.427 automóveis, acrescentando o Trafic Van E-Tech 100% elétrico à sua gama.

 

Há três anos, a fábrica de Sandouville também introduziu uma política de diversidade e inclusão, principalmente através do programa HOPE (Hébergement, Orientation et Parcours pour l'Emploi - alojamento, orientação e percursos para o emprego), O objetivo é ajudar as pessoas com estatuto de refugiado a encontrar um emprego a longo prazo em França.

 

Note-se, ainda, que a Renault dispõe de um núcleo de produção de veículos comerciais em França, com as fábricas interligadas de Maubeuge (Kangoo), Sandouville (Trafic) e Batilly (Master).

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page