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Foto do escritorPedro Junceiro

Novos Taycan GTS e 4 para completar a gama

A gama da segunda geração do Taycan ficará completa em breve com a chegada de três novas versões – o Taycan 4 e o Taycan GTS, este último declinado em carroçarias berlina e Sport Turismo e com potência máxima até 700 cv. Estes novos modelos estão já disponíveis para encomenda, estando as entregas previstas para o início de 2025.



Atualizada no início deste ano ao nível do desenho, da potência, da autonomia e das capacidades de carregamento, a gama Taycan vai ser ampliada em breve com mais três versões que ampliam assim o leque de opções à disposição dos clientes da marca de Estugarda. Aliás, opções é algo que não falta na gama Taycan, já que este elétrico passará a estar disponível em 16 variantes, graças aos três tipos de carroçaria, às diferentes soluções de tração (traseira ou integral) e à abrangência das potências, que vão dos 408 cv (300 kW) aos 1033 cv (760 kW).

 

Comum a estes três modelos são as melhorias que a restante gama Taycan já havia apresentado este ano, tanto no “design”, como na tecnologia e no equipamento incluído, como é o caso da geração mais recente e evoluída do Porsche Driver Experience.

 

Em termos gerais, a melhoria da performance e da eficiência deve-se a uma série de fatores, como o novo motor no eixo traseiro com mais 80 kW de potência do que o antecessor em todos os modelos de tração integral, além de um inversor modificado com software otimizado, baterias mais potentes, gestão térmica revista, bomba de calor de última geração e estratégia modificada de recuperação e tração integral. Os Taycan podem agora carregar até 320 kW nos postos de carregamento de 800 V, enquanto a capacidade máxima de recuperação durante a desaceleração a velocidades mais altas aumentou para os 400 kW.



Taycan GTS num patamar intermédio 

Em grande destaque está a variante GTS, que dá continuidade ao legado de sucesso dos Gran Turismo Sport da Porsche e que combina elegância com desportividade de ponta. Este Taycan GTS, disponível em berlina e Sport Turismo, tem uma potência máxima de até 700 cv (515 kW) quando ativadas as funções “overboost” e “Launch Control”. Trata-se de um aumento de 75 kW face ao antecessor.

 

Entre as características que foram inspiradas na competição, a marca inclui a função “Push-to-Pass” no pacote Sport Chrono de série, o qual garante um acréscimo suplementar de até 70 kW durante 10 segundos. Tal como no Taycan Turbo GT, o impulso extra é indicado por um contador decrescente no painel de instrumentos e dinamizado por anéis animados no velocímetro. A função está disponível desde os 5 km/h, em conjunto com a temperatura da bateria superior a 10º Celsius e um SoC superior a 30%.



Os Taycan GTS e Taycan GTS Sport Turismo cumprem os 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos, menos 0,4 segundos do que os antecessores, enquanto a barreira dos 200 km/h é alcançada em 10,4 segundos, demorando menos 1,6 segundos do que o antecessor. A autonomia também foi melhorada em mais de 120 quilómetros, para um novo total de 628 quilómetros (WLTP). Outras “mexidas” envolvem um novo perfil sonoro, mais distinto e idêntico ao do Taycan Turbo S.

 

Visualmente, os Taycan GTS contam com vários detalhes em preto ou em cinzento antracite no exterior, típicos de um GTS, enquanto os para-choques dianteiro e traseiro “Sport Design” passam a ter inserções pintadas em preto brilhante, acabamento também utilizado nas bases dos retrovisores exteriores. Por outro lado, tanto as jantes Aero Design de 20 polegadas, de série no Taycan Turbo S, como as jantes RS Spyder Design de 21 polegadas, disponíveis como opção, são pintadas em exclusivo em cinzento antracite na versão GTS.



A bordo, muitos dos materiais foram adotados do Taycan Turbo GT. Por exemplo, de série, beneficiam de elementos alargados em “Race-Tex” e em pele lisa. Estão também incluídos os bancos desportivos adaptativos plus (18 vias, elétricos), o volante desportivo GT com seletor de modos de condução e aquecimento, bem como o Pacote Sport Chrono com a já descrita função “Push-to-Pass” e modo “Track”.

 

O volante desportivo GT, conhecido do Taycan Turbo GT, está disponível em “Race-Tex” preto, mediante pedido. Este inclui dois seletores de modos e patilhas para a função “Push-to-Pass” e para a recuperação de energia. Para além do “Vermelho Carmim”, o Pacote de Interior GTS, disponível como opção, também está disponível em “Cinzento Ardósia Neo”. O sistema de som Bose Surround Sound faz parte do equipamento de série.



Tecnicamente, para acompanhar o aumento de potência, o Taycan GTS recebe chassis específico e eixo traseiro direcional (como opção). A suspensão pneumática adaptativa com Porsche Active Suspension Management (PASM) é combinada com o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) de série. O sistema de controlo da suspensão Porsche Active Ride, com afinação específica GTS, está disponível como opcional, assegurando uma melhor distribuição das cargas em cada roda.

 

Novidade de tração integral 

Na entrada da gama da berlina passa a estar disponível, pela primeira vez, uma versão com tração integral, o Taycan 4. Mediante a bateria instalada – Performance de série ou Performance Plus em opção – o resultado é uma potência em overboost de até 408 cv (300 kW) ou 435 cv (320 kW) ao usar o “Launch Control”. A autonomia também depende da bateria escolhida, variando entre os 559 km máximos com a Bateria Performance e os 643 km de autonomia máxima com a Bateria Performance Plus.



Graças aos dois motores elétricos (um por eixo), o Taycan 4 anuncia maior estabilidade de condução e mais tração do que o Taycan apenas com tração traseira. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos, sendo 0,2 s mais rápido nesse exercício do que o seu antecessor apesar de ser 80 kg mais pesado.

 

Para melhorar a eficiência, o Taycan 4 pode desacoplar o motor elétrico dianteiro sempre que a tração e a dinâmica de condução o permitam. Em caso de aceleração ou nas recuperações, volta a ligá-lo em milissegundos.

 

Entre o equipamento de série desta versão incluem-se as jantes Taycan Aero de 19 polegadas, as pinças de travão em preto, o sistema Porsche Traction Management (PTM), a suspensão pneumática adaptativa com Porsche Active Suspension Management (PASM), e os faróis LED Matrix. Além disso, o interior inclui de série bancos Comfort dianteiros (8 vias, elétricos), acabamentos parciais em pele em preto, volante desportivo em pele, proteções das soleiras das portas em alumínio escovado em cor prata e o Pacote Sound Plus.

 

Os preços para Portugal do Taycan 4 arranca nos 112.612€, ao passo que os do Taycan GTS começam nos 156.128€ na variante berlina e nos 157.154€ da Sport Turismo).


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