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Novos Cupra Formentor e Leon

A marca na órbita da Seat, após recorde de vendas em 2023, ambiciona mais! Em 2024, mão (quase) cheia de automóveis novos! No arranque do programa, edições novas de Formentor, Leon e Leon Sportstourer. E-AUTO esteve na estreia mundial, em Madrid, Espanha, e conta-lhe tudo



A Cupra recomenda-se! A marca criada pela Seat em 2018 passa por momento de fulgor, como confirmam os números das vendas – recorde de 230.739 automóveis em 2023, o que correspondeu a crescimento de 50,9% na comparação direta com 2022 – e, também, o programa de ação para este ano, com quatro novidades sobre a rampa de lançamento: Formentor, Leon, Terramar e Tavascan. Excecionalmente, para duas estreias mundiais, o fabricante mudou-se da cidade-natal de Barcelona para Madrid. Na capital espanhola, perante uma multidão de convidados e muitos jornalistas, lançamentos das edições-2024 do Formentor e do Leon.



O Formentor não foi apenas o primeiro automóvel exclusivo da Cupra. Introduzido na primavera de 2020, coincidindo no tempo com a primeira vaga da pandemia de Covid-19, este Sport Utility Vehicle (SUV) com 4,450 m de comprimento e 2,631 m entre eixos baseado na plataforma MQB Evo do Grupo VW impôs-se, rapidamente, como “best-seller” de construtor que tem o “desenho como obsessão”, devido ao peso deste elemento nas decisões de compra e no reconhecimento da identidade autónoma de marca que está a comemorar apenas 6 anos de atividade. O êxito da “empreitada” também tem números: mais de 120.000 unidades vendidas durante o ano passado.



Disponível em Portugal apenas a partir de setembro, este Formentor não é novo da “cabeça aos pés”, mas diferencia-se “q.b.” do modelo que substitui na imagem, no equipamento, no chassis e nas motorizações, que tem a particularidade de contar com unidades a gasolina, gasóleo, híbridas e híbridas Plug-in. No catálogo, 1.5 TSI com 150 cv, com ou sem sistema MHEV de 48V, 2.0 TDI com 150 cv ou 204 cv (+14 cv), e-Hybrid com 204 cv ou 272 cv (+27 cv) e, no topo da gama, versões VZ com os 2.0 TSI de 256 cv (+20 cv) ou 333 cv (+23 cv).

 

Nos e-Hybrid com tecnologia híbrida Plug-In (carregamento externo das baterias), o Cupra tem acumulador de energia novo, o que explica o aumento da capacidade de 10,8 kWh para 19,7 kWh e, consequentemente, a possibilidade de conduzirmos mais quilómetros de forma 100% elétrica – “mais de 100”, de acordo com a marca, que não anunciou as especificações definitivas de Formentor (ainda) em processo de homologação. Até aqui, a autonomia do modo EV da versão PHEV era de 59 km, no máximo. O sistema admite carregamentos com corrente contínua até 50 kW de potência e com corrente alternada até 11 kW. Nalgumas versões, possibilidade de montar o sistema de tração integral 4Drive.



No VZ mais potente, de série, sistema de repartição do binário nas rodas traseiras, com o Torque Splitter estreado pela Audi no RS 3 capaz de variar a distribuição em função das condições da condução e do modo de ação selecionado. Este recurso melhora, por exemplo, a agilidade, a precisão e a segurança em curva. Também na versão de topo, mas entre os opcionais, sistema de travagem Akebono com pinças fixas de seis pistões e discos de 375 mm no eixo dianteiro. Já no e-Hybrid com 272 cv, e também opcionalmente, sistema da Brembo com pinças de quatro pistões e discos de 370 mm. Por fim, possibilidade de instalação do amortecimento variável DCC, que tem até 15 posições de regulação da firmeza da suspensão.

 

A modernização do Formentor também beneficia (leia-se valoriza) o interior. Entre as novidades, mudanças nos revestimentos do painel de bordo e das portas, com recurso a percentagem maior de materiais reciclados e recicláveis que aumentam tanto a perceção de qualidade como a sustentabilidade. O monitor multimédia de 12,9’’ tem a versão mais recente do “software” desenvolvida pela Cupra e trabalha tanto com o sistema Android Auto como com o Apple CarPlay. A instrumentação é digital (ecrã de 10,25’’) e o sistema de som fornecido pela Sennheiser Mobility tem 12 altifalantes. Finalmente, o desenho dos faróis e dos farolins também muda e há a possibilidade de melhorá-lo com a tecnologia LED mais recente.



Leon à parte na gama… Leon 

No caso do Leon, automóvel desenvolvido pela Cupra a partir do compacto com o mesmo nome na gama da Seat, a novidade é o aumento da autonomia do modelo da marca posicionada, comercialmente, entre os construtores classificados como generalistas e os “premium”. Disponível no nosso País a partir de julho, quer como berlina de 5 portas, quer como carrinha (Sportstourer), diferencia-se (ainda!) mais do automóvel de que deriva, com o objetivo de tornar-se autónomo na gama.

 

Também no Cupra Leon, novidades no desenho, no equipamento e nos motores a gasolina, gasóleo, híbridos e híbridos Plug-In. Na gama, 1.5 TSI com 150 cv – tem a particularidade de dispor de caixa manual de 6 velocidades, sistema que não está disponível noutra versão da gama! –, 1.5 eTSI com 150 cv e tecnologia MHEV (48V), 2.0 TDI com 150 cv e, apenas na variante Sportstourer, 2.0 TSI com 204 cv e quatro rodas motrizes. Os dois PHEV partilham características e tecnologias com os dois Formentor PHEV.



No equipamento, nos Cupra Leon VZ e-Hybrid, em opção, sistema da Brembo com pinças de quatro pistões e discos perfurados de 370 mm no eixo dianteiro. Para as berlinas compactas de 5 portas, 2.0 TSI com 300 cv, tração dianteira e bloqueio do diferencial mecânico na versão mais potente. A Sportstourer posicionada no topo da gama tem a variante nova da mecânica com 4 cilindros e 2 litros, com 333 cv, e o sistema de quatro rodas motrizes 4Drive. Na versão VZ mais potente, tecnologia Torque Splitter, sistema de travagem da Akebono (em opção) e cinco programas de condução: Comfort, Performance, Cupra, Drift e Individual. Complementarmente, nalgumas versões, suspensão com amortecimento variável (DCC).



 Visualmente, o Cupra Leon novo tem faróis, farolins e para-choques específicos e assinatura luminosa que diferencia este modelo do homónimo da Seat. A exemplo do que acontece no Formentor, o sistema multimédia baseia-se num monitor com 12,9’’ e os comandos que controlam a climatização e o som são iluminados, o que facilita a utilização durante a condução noturna – no segundo, Sennheiser Mobility em vez de Beats.


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