top of page

Novo BMW X3 tem motorizações a gasolina, Diesel e PHEV

Atualizado: 21 de jun.

O BMW X3 renova-se em todos os aspetos, ganhando um aspeto mais desportivo e maior versatilidade. Reforça a tecnologia integrada, mas também a qualidade do interior, enquanto a gama de motorizações pauta-se pela diversidade – gasolina, gasóleo e híbridas Plug-In. Lançamento em Portugal planeado apenas para o final do ano.



Mais tecnológico e versátil do que nunca, o novo BMW X3 incorpora uma série de apontamentos técnicos e de equipamento que visam dar continuidade ao seu historial de sucesso, sem esquecer a tónica desportiva pela qual a marca alemã também é conhecida.

 

A nova geração do X3 dá um passo importante no sentido da eletrificação com versões “mild hybrid” e híbridas plug-in, mas com a nova variante elétrica aguardada apenas para 2025, já com base na plataforma elétrica de nova geração e com estilo inspirado no concept Vision Neue Klasse X apresentado anteriormente.

 

Neste renovado X3, as diferenças são evidentes e apontam para um modelo de dimensões generosas e linhas dinâmicas, com um aumento nas dimensões: 4.755 mm de comprimento (mais 34 mm), 1.920 mm de largura (mais 29 mm) e 1.660 mm de altura (aqui com uma redução de 25 mm). A distância entre eixos está estabelecida em 2.865 mm, ao passo que a largura de vias foi aumentada, o que se traduz numa aparência mais robusta.



Estilisticamente, destaca-se a reinterpretação dianteira dos vários componentes da BMW, como a grelha dianteira mais direita e com uma nova estrutura interior com barras intercaladas vertical e diagonalmente. Opcionalmente, o contorno da grelha pode até receber iluminação. As luzes diurnas de circulação, indicadores de mudança de direção e luzes laterais têm um formato em “L”. A marca coloca na lista de opcionais os faróis LED matrix adaptativos (com função de ajuste de máximos e luzes de curva) e os acabamentos M Sport, os quais realçam o seu visual arrojado. Atrás, além dos novos grupos óticos com tecnologia LED, nota para a “ocultação” das saídas de escape em todas as variantes, menos na X3 M50 xDrive.


O pacote M Sport Pro complementa este conteúdo, acrescentando, entre outras coisas, a iluminação de contorno “Iconic Glow” e os travões M Sport com pinças pintadas de vermelho.

 

Ao nível das cores de carroçaria, a marca propõe uma tonalidade sólida e oito metalizadas, incluindo o novo acabamento “Dune Grey”. Opcionalmente, poderão receber acabamentos de pintura BMW Individual para maior personalização e exclusividade. De série, os X3 surgem com jantes de 18 polegadas (19 polegadas no X3 30e xDrive), mas a lista de opções permite escolher entre uma seleção de jantes de 20 e 21 polegadas também disponíveis como opção de fábrica. O pacote M Sport opcional incrementa o visual desportivo com características como jantes de liga leve M de 19 polegadas e sugestões de design personalizadas para otimizar o fluxo de ar e o equilíbrio aerodinâmico.



Interior mais disruptivo 

O aspeto interior tornou-se mais disruptivo, mas também mais tecnológico, valendo-se de materiais de alta qualidade e de equipamento de série aprimorado, como o BMW Curved Display, a barra de interação BMW (Interaction Bar), volante de base plana e um novo seletor de mudanças.


Também presente está o novo BMW iDrive com QuickSelect, baseado no BMW Operating System 9, que é um sistema de infoentretenimento bastante avançado tecnologicamente com a possibilidade de personalizar o aspeto do sistema e conectar o smartphone ao sistema através dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Tirando partido das potencialidades da conectividade, a marca disponibiliza um pack denominado BMW Digital Premium que permite a personalização digital através de serviços adicionais disponíveis por subscrição. A tecnologia BMW Digital Key Plus opcional de partilha de chave digital também é um dos elementos de destaque do novo X3.



Visualmente, além de vários locais com padrão a replicar o da grelha dianteira, com barras também dispostas vertical e diagonalmente, destaque para um novo design de comandos agrupados na parte da frente das portas do condutor e do passageiro, onde forma uma moldura em torno dos botões de função, dos controladores de ventilação, das saídas de ar e dos robustos dispositivos de abertura das portas, tipicamente encontrados nos modelos BMW X.


Os bancos desportivos ajustáveis eletricamente e aquecidos, disponíveis em materiais sustentáveis como Econeer, Veganza ou couro BMW Individual Merino, também fazem parte das opções da marca para o novo X3. Quanto à funcionalidade, a marca promete mais espaço para os ocupantes e para as suas bagagens, com compartimento da mala com espaço entre os 570 e os 1.700 litros (460 e 1.600 litros para o híbrido plug-in).



 Em termos de segurança e assistência ao condutor, o novo BMW X3 vem equipado com o sistema Driving Assistant, que inclui funções como o aviso de colisão frontal, aviso de mudança de faixa e reconhecimento dos limites de velocidade. O Parking Assistant, que inclui um assistente de marcha-atrás, está disponível na versão de série, enquanto o controlo de faixa e de velocidade com cruise control ativo e assistente de estacionamento profissional estão disponíveis como opcionais


Reforço da eletrificação 

O novo BMW X3 chega ao mercado com uma ampla gama de motorizações, embora com a eletrificação sempre como “pano de fundo”. A versão em destaque é a X3 30e xDrive com tecnologia de eDrive “plug-in” de última geração. É composto por um motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina e por um motor elétrico de 184 cv (135 kW) integrado na caixa automática de oito velocidades Steptronic. Em conjunto, debitam uma potência máxima de 299 cv e um binário de 450 Nm. Com bateria de 19,7 kWh, esta versão híbrida PHEV oferece uma autonomia elétrica estimada entre os 81 e os 90 km em ciclo WLTP, podendo ser recarregada totalmente em 02h15m a 11 kW.



A tecnologia “mild hybrid” de 48 V está incluída em todas as outras versões do renovado X3 para melhorar a eficiência e as prestações, enquanto o tração integral xDrive também é de série. O sistema de 48 V recorre a um motor elétrico de 18 cv (13 kW) de potência e 200 Nm de binário nas versões a gasolina, permitindo recuperar energia nas fases de recuperação, mas também auxiliar o motor de combustão nas fases de aceleração.

 

De base, o X3 20 xDrive conta com um motor 2.0 a gasolina de 190 cv de potência, chegando aos 208 cv de potência máxima e 330 Nm de binário máximo graças ao sistema eletrificado. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 7,8 segundos.

 

O X3 20d xDrive recorre a um motor a gasóleo de 2.0 litros com 197 cv de potência, para uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,7 segundos e consumos desde 5,8 l/100 km e emissões a partir dos 153 g/km de CO2. Neste caso, o sistema “mild hybrid” oferece 11 cv (8 kW) de potência e 25 Nm suplementares. Uma variante Diesel de seis cilindros será adicionada no verão de 2025.



O modelo de alto desempenho X3 M50 xDrive apresenta o motor a gasolina de seis cilindros em linha mais potente alguma vez aplicado num modelo M Performance (381 cv). Em conjugação com o sistema elétrico de 48 V, o valor máximo de potência é de 398 cv, enquanto o binário máximo é de  580 Nm. Tal como os demais modelos da gama, conta com caixa Steptronic de oito velocidades e tração integral, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos e apresentando um consumo de combustível combinado entre 7,7 e 8,3 l/100 km e emissões de CO2 entre 175 e 189 g/km no ciclo WLTP. Esta versão tira partido de elementos de design específicos, com destaque para as jantes de 20 polegadas, travões M Sport e diferencial traseiro M Sport.



Data de chegada e preços 

O novo BMW X3 será produzido na fábricas do BMW Group em Spartanburg, EUA, já a partir do mês de agosto. Em Portugal o lançamento está previsto para o final do ano. A única exceção será a versão híbrida BMW 30e xDrive, cuja produção só se inicia em outubro de 2024, na fábrica de Rosslyn, na África do Sul. 

 

A gama de preços começa nos 71.800€ do X3 20 xDrive, passando pelos 73.600€ do X3 20d xDrive e pelos 75.690€ do X3 30e xDrive. A versão mais potente X3 M50 xDrive tem um preço previsto de 97.800€.

Tags:

0 comentário

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page