top of page
Foto do escritorJoão Isaac

Volvo ES90: berlina elétrica em março de 2025

A transição para uma gama 100% elétrica até pode fazer-se a um ritmo muito mais lento do que o planeado originalmente, mas a Volvo mantém o investimento na tecnologia e planeia a apresentação de automóvel novo durante o primeiro trimestre de 2025, o ES90.


Volvo ES90

Com lançamento agendado para março de 2025, a Volvo irá revelar o seu novo modelo 100% elétrico, o ES90, em Estocolmo, na Suécia. A nova berlina porta-estandarte posicionar-se-á, assim, ao lado do SUV elétrico EX90 no topo da gama de modelos elétricos a bateria da marca sueca.


Rival direto de modelos premium como o BMW i5 e o Mercedes-Benz EQE, a nova berlina elétrica da Volvo é, segundo avança a britânica Autocar, o primeiro de cinco elétricos de nova geração que a marca vai lançar no mercado. O modelo foi desenvolvido com o mercado chinês em mente, mas a Volvo vai comercializá-lo a nível mundial.


Tudo indica que o novo modelo irá partilhar a base técnica do EX90
Tudo indica que o novo modelo irá partilhar a base técnica do EX90

Não são ainda conhecidos todos os detalhes sobre o ES90, mas tudo indica que o novo modelo partilha a base técnica do EX90, a plataforma SPA2, com potencial para a vir a assumir-se, tal como o SUV elétrico, como uma montra tecnológica da mobilidade elétrica da Volvo, mais do que, obviamente, um modelo de grande volume de vendas.


De acordo com alguma informação divulgada previamente de forma inadvertida, o novo modelo deverá contar com um comprimento de 4,999 m e com uma distância entre eixos de 3,100 m. Em termos de motorizações, deverá estar disponível em configurações de tração traseira e integral, esta última com uma máquina elétrica em cada eixo.


Volvo EX60

Novo EX60 em 2026

Ao novo ES90 seguir-se-á em 2026 o EX60, a versão elétrica do modelo atualmente mais vendido da Volvo, o SUV XC60. O EX60 deverá igualmente estrear uma nova versão da plataforma que permitirá o desenvolvimento de elétricos com nova geração de "software", bem como com outras carroçarias, nomeadamente variantes "station wagon", silhueta imediatamente associada à marca sueca.


Algo que é também quase certo é o adiamento do final do ciclo de vida das motorizações eletrificadas, uma vez que a Volvo vai atualizar a sua gama de propulsores "mild hybrid" e híbridos Plug-In que já disponibiliza em vários modelos da sua oferta atual.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page