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Radares novos na Ponte Vasco da Gama

Controlos de velocidade média novos para ativar em breve na via entre as margens do Tejo e em ambos os sentidos. Sinalização específica informa condutores



Ao abrigo do programa de combate à sinistralidade rodoviária, prepara-se a implementação de radares novos para o controlo de velocidade média na Ponte Vasco da Gama. Em 2021, na mesma zona, chegou a ensaiar-se este sistema de medição, que é identificado por indicação sinalética específica.

 

No entanto, devido às obras realizadas na via, o radar foi desativado e os sinais foram retirados do tabuleiro. Desde dia 27, a ponte que liga Lisboa a Alcochete e ao Montijo passa a contar de novo com os sinais de identificação do sistema de controlo de velocidade média, tendo surgido, inicialmente, indicações (numa partilha do serviço de navegação Waze, por exemplo) de que o novo sistema já estaria ativo.


Os radares ainda não se estão ativas, permanecendo em período de testes. A data da entrada em funcionamento será anunciada oportunamente, mas antecipa-se que aconteça brevemente

Na prática, o radar é composto por dois pontos de controlo separados por uma determinada distância, com o sistema a calcular o tempo que o automóvel demorou a percorrer aquele troço específico. Ao fazê-lo, estabelece uma velocidade média para o trajeto, que não deve ser superior à estabelecida para a via em questão.


Este tipo de radar de controlo de velocidade já se encontra “em serviço” noutros locais, nomeadamente no IC19, entre as saídas para Massamá e o Cacém, no sentido Lisboa-Sintra, ou na A1 (Autoestrada do Norte). A sua presença é assinalada pelo sinal de trânsito informativo H42.



SINCRO a fiscalizar as estradas 

O SINCRO (Sistema Nacional de Controlo de Velocidade) foi criado em 2016 com a instalação progressiva de 62 pontos de controlo de velocidade instantânea, dispondo hoje do dobro desse número, com a introdução de novos radares de controlo de velocidade instantânea e de velocidade média.

 

O objetivo é reduzir a sinistralidade em pontos considerados de elevada perigosidade, estando todos os radares devidamente sinalizados. O excesso de velocidade é considerado ums das causas mais comuns dos acidentes rodoviários, sendo também uma das infrações mais comummente identificadas pelas autoridades com responsabilidades de fiscalização.

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