top of page
Foto do escritorJosé Caetano

Novo Peugeot 9X8 "ao vivo" em E-AUTO!

A marca do leão tem hipercarro pronto a estrear no WEC, campeonato que integra as 24 Horas de Le Mans. A apresentação está marcada para esta segunda-feira, dia 25, a partir das 10.00 horas. E podes vê-la em direto aqui!



A Peugeot regressou ao Mundial de Resistência (WEC) no final de 2022, de forma a preparar-se para a participação nos 100 anos de Le Mans comemorados em 2023, mas a equipa na órbita da Stellantis Motorsport liderada por Jean-Marc Finot ainda não atingiu os resultados que ambiciona, somando só um pódio em 10 corridas na categoria, mesmo apresentando-se no campeonato com dois 9X8 – comemorou-o  no ano passado, nas 6 Horas de Monza, Itália, com os pilotos Paul Di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Éric Vergne, depois de conseguir tão-somente a 6.ª e a 9.ª posições na maratona no circuito de La Sarthe, França.

 

O 9X8 desenvolvido de acordo com o regulamento “LMH” compete na categoria de topo do WEC, que também integra os “LMDh” do campeonato norte-americano de resistência, que tem regras semelhantes, devido a acordo com o Automobile Club de l’Ouest (ACO), entidade que organiza quer Le Mans, quer o Mundial. E a aliança seduziu muitos construtores e equipas – provam-no os 19 hipercarros inscritos no campeonato de 2019, somando-se-lhes, nas grelhas de partida, 18 LMGT3!



O projeto 9X8 arrancou antes do ponto final nas negociações do regulamento que equipara “LMH” e “LMHd”, o que talvez explique, parcialmente, os números muito pouco entusiasmantes da Peugeot neste regresso ao Mundial. No entanto, depois de início de 2024 mais frustrante que dececionante, a 2 de março, com hipercarro (número 93) a “sair de cena” na penúltima volta dos 1812 km do Qatar, no circuito de Losail, quando estava na segunda posição (!), por falta de combustível, a marca do leão prepara-se para “atacar” o (muito) que falta de temporada, incluindo as 24 Horas de Le Mans (15 e 16 de junho), com máquina nova! Teoricamente, estreia no campeonato nas 6 Horas de Imola, a 21 de abril, na ronda 2 da temporada.



A apresentação do Peugeot 9X8 “2.0” com motorização híbrida que associa V6 2.6 biturbo a gasolina (680 cv) a motor elétrico (272 cv) está confirmada para dia 25. E os fãs do desporto automóvel, nomeadamente das corridas de resistência, podem acompanhá-la em direto aqui, no “site” de E-AUTO!

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page