O maior dos automóveis elétricos da marca chinesa foi introduzido recentemente no mercado doméstico. As primeiras 999 unidades, todas First Edition, venderam-se durante o primeiro dia de comercialização.
A NIO revelou recente o seu novo topo de gama ET9, modelo 100% elétrico com o qual quer rivalizar com modelos como o BMW i7 e o Mercedes-Benz EQS. Até ao momento, o novo ET9 foi apenas introduzido no seu mercado doméstico, a China, onde tem um preço de aproximadamente 788.000 yuan, o equivalente a cerca de 103 mil euros.
999 unidades encontraram dono logo nas primeiras 24 horas
O ET9 foi introduzido no mercado chinês através de uma versão especial de lançamento designada por First Edition, cujas 999 unidades encontraram dono logo nas primeiras 24 horas. O novo porta-estandarte da NIO mede 5.324 milímetros de comprimento, 2.016 mm de largura e 1.620 mm de altura, gozando ainda de uma significativa altura ao solo que lhe confere a postura de um grande SUV coupé. A distância entre eixos é de 3.250 mm e as jantes são de 23 polegadas.
Assente sobre a plataforma NT 3.0, o novo ET9 recorre igualmente a uma arquitetura elétrica de 900 Volts, a primeira aplicação de uma configuração do género num automóvel chinês. A bateria tem 100 kWh de capacidade e, de acordo com as normas chinesas CLTC, permite-lhe declarar uma autonomia superior a 640 quilómetros. A potência de carregamento máxima é de 600 W, suficiente para recuperar qualquer coisa como 250 quilómetros de autonomia em apenas cinco minutos.
Outro dos destaques do ET9 é a inovadora suspensão hidráulica ativa Skyride, tecnologia capaz de ajustar a firmeza do amortecimento e altura de rolamento em milissegundos. A tecnologia steer-by-wire está também presente, evitando qualquer ligação mecânica entre o volante e as quatro rodas direcionais e ajudando a manobrar o grande ET9 em espaços mais apertados. Graças à combinação de um motor elétrico com 462 cavalos no eixo traseiro com um de 245 cv no eixo dianteiro, o ET9 acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.
Comments