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Grandland estreia STLA Medium na Opel. 700 km de autonomia na versão elétrica!

Atualizado: 25 de abr.

A marca alemã revelou hoje as primeiras imagens oficiais da geração nova do Grandland, que estreia plataforma nova da Opel e tem apenas motorizações eletrificadas e elétricas.



A Opel divulgou as primeiras imagens da 2.ª geração do Grandland, Sport Utility Vehicle (SUV que substitui modelo produzido de 2017 a 2021 e elimina lacuna importante no topo da gama do fabricante de Rüsselsheim, Alemanha, propriedade da Stellantis. Apresenta-se equipas apenas com motorizações eletrificadas ou elétricas e baseia-se na plataforma STLA Medium do consórcio industrial liderada pelo português Carlos Tavares.


Com 4,65 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,66 m de altura, o Grandland novo, comparado com o antecessor, é maior em todas as direções, combinando estas dimensões com jantes de liga leve até 20'' para assumir o posicionamento no topo da oferta da Opel. A já conhecida grelha dianteira Vizor, aqui, apresenta-se numa interpretação diferente, devido à configuração 3D, que combina com o logótipo iluminado. Novidade no "rosto" deste SUV é, também, a iluminação Intelli-Lux Pixel Matrix HD, a qual promete um feixe de luz ainda mais brilhante e preciso, adaptando-se aos restantes utilizadores da via para não provocar episódios de encadeamento. A traseira tem, igualmente, uma assinatura luminosa nova, com a designação Opel a apresentar-se iluminada.



A distância entre eixos é de 2,784 metros – no antecessor, "apenas" 2,675 metros –, crescimento que prenuncia uma superior habitabilidade, com mais espaço livre para as pernas dos passageiros sentados nos bancos traseiros (anuncia-se mais cerca de 20 mm). Com o rebatimento do encosto posterior, na proporção 40:20:40, o Grandland oferece um volume máximo de carga de 1641 litros.


Ainda no interior, destaque para o tema horizontal, cujas linhas unem os forros das portas e o "tablier". Aqui, sobressai o ecrã central de 16'', digitalização complementada pelo painel de instrumentos. Está disponível um Head-Up Display, mas mantêm-se alguns comandos físicos (para operar a climatização, por exemplo).



Os já conhecidos bancos ergonómicos com certificação AGR ganham apoios elétricos, que permitem regular o conforto lateral graças a duas bolsas pneumáticas. Também estão disponíveis funções de massagem e ventilaçã, a primeira apenas para o condutor. Os bancos da frente incluem uma nova característica patenteada, uma ranhura que alivia a pressão sobre o cóccix. Todos os tecidos usados no interior são 100% reciclados, o que destaca a abordagem "Greenovation" da Opel, conceito que também levou ao abandono, por exemplo, da designação Grandland em letras cromadas na traseira, surgindo agora em baixo-relevo. A versatilidade a bordo é garantida por um volume total de 35 litros para arrumações em vários espaços no interior, incluindo a Pixel Box com vidro translúcido iluminado e revestida a tecido.



Três níveis de eletrificação e amortecimento seletivo

A versão 100% elétrica – disponível pela primeira vez no Grandland – recorre a um novo conjunto de baterias, de configuração plana, com 98 kWh de capacidade. Em conjunto com a geração nova de motores elétricos – esperam-se opções idênticas às utilizadas pela Peugeot no E-3008 –, assim como à eficiência de elementos como a bomba de calor, o novo Electric tem uma autonomia máxima anunciada (WLTP) de 700 km. Ainda no campo das motorizações, estão disponíveis duas outras opções eletrificadas: Plug-In Hybrid, com autonomia elétrica máxima (WLTP) de 85 km, e Hybrid, com sistema "mild hybrid" de 48V.


A geração nova do Opel Grandland tem chegada ao mercado prevista apenas para o 4.º trimestre do ano

A Opel equipou o chassis do Grandland com suspensão que dispõe de uma tecnologia de amortecimento seletivo, o que promete uma experiência de condução que tem tanto de confortável, como de dinâmica, com a força de amortecimento a adaptar-se às condições do piso e ao estilo de condução.



A adoção da nova plataforma garante, igualmente, uma abrangente oferta de sistemas de assistência à condução, incluindo Cruise Control Automático com Stop & Go, Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito, Adaptação Inteligente da Velocidade e In Crash Braking, um sistema que tem como objetivo ajudar a evitar uma colisão secundária, em caso de acidente, todos propostos de série. O sistema Intelli-Drive 2.0, opcional, integra vários assistentes eletrónicos e combina-os com o assistente semiautomático de mudança de faixa de rodagem e a adaptação automática da velocidade recomendada. Se a faixa de rodagem pretendida estiver livre, é capaz de conduzir o Grandland para a faixa desejada com pequenos movimentos da direção e assegura que – se a ação for confirmado pelo condutor - a velocidade do veículo é reduzida em conformidade quando é atingido um novo limite de velocidade (ou aumenta-a até esse limite).

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