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Novo Audi e-tron GT traz versão com mais de 900 cv

Foto do escritor: João IsaacJoão Isaac

A renovada gama do gran turismo 100% elétrico da Audi inclui agora três variantes e chega com mais potência e autonomia, bem como com melhorias ao nível do carregamento e do chassis.



O e-tron GT quattro, topo de gama desportivo 100% elétrico da Audi, foi alvo de uma renovação que lhe melhorou de forma significativa o seu desempenho elétrico, quer ao nível da autonomia e carregamento, bem como em termos de condução, com ainda mais performance, distribuída, agora, por três versões distintas na gama, cada uma delas com o seu visual específico.


O novo Audi S e-tron GT combina, segundo a Audi, desportividade com elegância, com uma grelha Singleframe invertida e totalmente fechada, envolvida por uma moldura preta. Elementos em relevo na grelha e uma faixa na cor da carroçaria por cima desta, bem como as cortinas de ar, conferem o toque adicional de desportividade. Atrás, é destaque o difusor aerodinâmico com aletas verticais.


Já o RS e-tron GT eleva também a fasquia em termos de inspiração desportiva, desde logo na secção dianteira, com a grelha Singleframe a mostrar-se com uma estrutura em favo de mel 3D, típica das versões RS. O avental e a moldura negra adicionam uma dose adicional de emoção ao design, complementada ainda por uma traseira com elementos inspirados nos desportos motorizados.



A versão RS e-tron GT performance assume-se como o primeiro modelo performance RS totalmente elétrico. Destaca-se pelo tejadilho opcional em carbono mate, o qual pode ainda ser combinado com outros componentes igualmente em fibra de carbono, como as estruturas do para-choques, o revestimento das portas e elementos do difusor e dos espelhos retrovisores.


No interior, o e-tron GT recebe bancos redesenhados, um novo volante, soleiras de entrada atualizadas e conteúdo digital atualizado, com o Audi Virtual Cockpit a fornecer agora, por exemplo, novas informações sobre a temperatura da bateria e a potência máxima de carga possível em tempo real, bem como, no caso do RS e-tron GT, ecrãs com conteúdos específicos. É possível selecionar um mostrador de potência e um velocímetro de fundo branco através do MMI – uma homenagem ao Audi RS 2 Avant de 1994, modelo clássico que usou, inicialmente, mostradores analógicos brancos.



Mais potência e mais eficiência

A renovação estendeu-se, igualmente, às motorizações elétricas. A versão S e-tron GT disponibiliza agora 500 kW de potência – 679 cavalos – e o RS e-tron GT eleva a fasquia para um total de 630 kW ou 856 cavalos. O topo de gama RS e-tron GT performance é agora o automóvel de produção mais potente de sempre da Audi, proporcionando 680 kW de potência, o equivalente a 925 cavalos. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita, respetivamente, para as três versões, em 3,4, 2,8 e 2,5 segundos. A velocidade máxima é de 245 km/h para a versão menos potente e de 250 km/h para as duas versões RS.


Opcionalmente, está disponível a inovadora suspensão ativa.

Ao nível do chassis, foram introduzidas novidades na suspensão. De série, é proposta a suspensão pneumática com tecnologia de duas câmaras e válvulas, configuração que melhora o equilíbrio entre eficácia dinâmica e conforto de rolamento.



A bateria é agora mais leve e conta com uma melhor densidade energética, permitindo uma autonomia máxima de 609 quilómetros. Com 625 kg de peso, conta com uma capacidade bruta de 105 kWh, 97 kWh úteis.


A energia disponível através da travagem regenerativa aumentou de 290 para 400 kW.

O condutor pode selecionar a recuperação manual ou automática através do sistema MMI, bem como controlá-la – segundo três níveis - utilizando as patilhas no volante. A potência máxima de carregamento da bateria é agora de 320 kW. Em corrente alternada, o carregamento da bateria pode ser feito a 22 kW.

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