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AMG CLE 53 4Matic+ Cabriolet: 6 cilindros a “céu aberto”

Atualizado: 7 de mai.

A gama de automóveis da divisão desportiva da Mercedes é ampliada com esta versão 53 4Matic+ do CLE Cabriolet, com motor de 6 cilindros "eletrificado" e 449 cv. A capota têxtil tem comando elétrico. O sistema permite abri-la ou fechá-la em 20 s até com o automóvel em movimento, à velocidade máxima de 60 km/h.



Para ampliar a gama de automóveis desportivos, a Mercedes-AMG apresentou o novo CLE 53 4Matic+ Cabriolet com motor de 6 cilindros em linha associado à eletrificação simplificada para oferecer prestações de alto dinamismo num descapotável, juntando-se nesta tipologia ao ainda mais exclusivo SL Roadster.

 

Tal noutros modelos da marca alemã, o novo CLE descapotável com a chancela da AMG recorre a uma série de atributos específicos ao nível de afinação, desenho e equipamento para oferecer um desempenho mais dinâmico, embora tenha também diversos detalhes pensados para sublinhar o conforto e o requinte a bordo, "vide" sistemas Aircap e Airscarf.



Com 449 cv e 560 Nm (600 Nm em “oveboost” durante 10 s!), o motor 6 cilindros em linha tem 3 litros de capacidade, sobrealimentação dupla (associa um turboco convencional a um de atuação elétrica), é auxiliado por sistema “mild hybrid” com motor de arranque/gerador integrado que fornece mais 17 kW/23 cv e 205 Nm de binário para os momentos de maior intensidade na aceleração. Outras funções deste motor/gerador passam por alimentar a rede elétrica de 48 V, regenerar energia durante as desacelerações e travagens e, também, suavizar o funcionamento da tecnologia "start-stop".


A aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em 4,4 s (4,2 s com o modo “Race Start”) e a velocidade máxima está limitada a 250 km/h

 

Outros atributos técnicos desta variante do CLE passam pela caixa automática AMG Speedshift TCT 9G com tempos de passagem encurtados no modo de condução “Sport+” e no programa manual/sequencial, sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4Matic+ e eixo traseiro direcional ativo que incrementa a agilidade, independentemente da situação de condução.



Evolução técnica 

O novo CLE 53 4Matic+ utiliza uma versão amplamente atualizada do motor de 6 cilindros em linha (denominado M256M), nomeadamente com câmaras de combustão otimizadas, com tomadas de admissão e de escape redesenhadas, a que se juntam, ainda, novos anéis para os pistões, injeção modificada e um novo turbocompressor dos gases de escape, com um aumento da pressão de sobrealimentação para 1.5 bar (anteriormente, apenas 1.1 bar). Isto resulta num binário mais elevado de 560 Nm em funcionamento contínuo e de 600 Nm em “overboost”.


Para melhorar a resposta a baixos regimes, o motor recorre também ao compressor elétrico adicional, também melhorado. Pode funcionar quase continuamente e durante um período de tempo mais longo, o que é útil, particularmente, na gama de rotações médias.



Chassis a preceito 

A afinação do chassis foi efetuada de forma cuidada para oferecer um comportamento dinâmico e preciso, a começar, desde logo, pela suspensão AMG Ride Control com amortecimento adaptativo que proporciona a melhor eficácia de condução aliada ao conforto. O amortecimento em cada roda adapta-se à situação de condução e às condições da estrada de forma rápida e precisa através de válvulas separadas nos amortecedores para a compressão e a extensão. Além disso, o amortecimento pode ser selecionado em três níveis: "Comfort”, “Sport” e “Sport+”.


O amortecimento é apenas uma das características que podem ser ajustadas no AMG Dynamic Select, que conta com cinco programas de condução distintos, “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport+” e “Individual”, os quais alteram padrões de motor, caixa, direção, sonoridade e informações apresentadas ao condutor. A funcionalidade AMG Dynamics também está integrado nos programas Dynamic Select, com três modos de atuação: “Basic”, “Advanced” e “Pro”. Cada uma influencia o funcionamento do controlo de estabilidade e do sistema de tração integral, este último com funcionalidade mais avançada de distribuição de potência a cada uma das rodas.



Em condução moderada, ou seja, quando a tração integral não é necessária, o eixo dianteiro é desacoplado para aumentar a eficiência. A partir da configuração “ESP Sport”, a distribuição do binário é mais orientada para as rodas traseiras e, no modo “drift”, funciona exclusivamente com tração posterior em toda a gama de velocidades.

 

O sistema de travagem também foi desenvolvido para realizar paragens rápidas e em segurança: apresenta discos perfurados e ventilados de 370 mm na dianteira e ventilados de 360 mm na traseira. Nota, ainda, para o eixo traseiro direcional com um máximo de viragem de 2.4 graus: as rodas traseiras orientam-se na direção oposta das dianteiras até aos 100 km/h (dependendo do AMG Dynamics) e, acima dos 100 km/h, as rodas traseiras giram no mesmo sentido das dianteiras, num ângulo de até 0.7 graus.



Desenho muito "musculado" 

O desenho deste AMG incorpora uma linguagem mais "agressiva" em linha com a filosofia da divisão. A grelha do radiador em forma de "A" combina-se com os faróis Digital Light para um visual caraterístico, com iluminação azul na base dos faróis. Há também uma saia dianteira elevada ao centro em forma de "A" (“A-Wing”) que acomoda uma grande tomada de ar para aumentar o fluxo de ar. O mesmo se aplica às entradas de ar exteriores com duas aletas horizontais.


As cavas das rodas dianteiras e traseiras foram alargadas (58 mm à frente e 75 mm atrás), em comparação com o CLE da Mercedes-Benz, não faltando ainda as jantes de 20''. Outros elementos relevantes incluem os frisos duplos redondos dos tubos de escape, o "spoiler" na tampa da bagageira, na cor da carroçaria (ou em preto como parte do Pacote Pro Performance) e o Pack AMG Styling, que acrescenta toques ainda mais desportivos.



Interior refinado e sofisticado

A bordo sobressaem as competências tecnológicas, como o painel de instrumentos digital de 12,3'' e o ecrã central de 11,9'' orientado para o condutor em formato vertical. O segundo possui uma inclinação (elétrica) de 15 a 40 graus para evitar reflexos de luz quando a capota está aberta. Outro destaque é a iluminação ambiente dinâmica opcional (64 cores).

 

Sendo um descapotável, este modelo tem alguns atributos especiais, a começar, naturalmente, pela capota em tecido (apresenta uma construção multicamadas e está disponível em preto, vermelho ou cinzento) que abre ou fecha em 20 s, através de comando elétrico e até uma velocidade de 60 km/h. A capacidade da bagageira varia entre os 385 litros e os 295 litros, consoante o posicionamento da capota. Se necessário, pode ser aumentada com rebatimento dos encostos dos bancos traseiros (60:40).

 

O reforço específico da estrutura da carroçaria confere ao veículo de quatro lugares uma maior rigidez, mesmo sem um tejadilho fixo estabilizador. Existe também um sistema de proteção contra capotamento que, em combinação com os pilares A rígidos, cria um espaço de sobrevivência em caso de capotamento iminente.



Para evitar o sobreaquecimento no verão, os bancos em pele têm um revestimento especial, que reflete as ondas infravermelhas do sol, conseguindo manter o couro até 12 graus mais fresco sob a luz direta do sol do que o couro normal não tratado. Mesmo quando a capota está fechada, o interior aquece menos graças aos revestimentos dos bancos frios.


Na segurança, 11 "airbags" no equipamento de série, contando com o "airbag" instalado entre os bancos dianteiros e as cortinas que protegem as cabeças dos ocupantes dos lugares traseiros

 

Os bancos AMG Performance também estão disponíveis como parte do Pack Pro Performance, destacando-se pelas almofadas laterais mais pronunciadas para um apoio lateral reforçado. O painel de instrumentos permite escolher entre os estilos de ecrã “Classic”, “Sport” e “Supersport”, este último exclusivo da AMG e com um tacómetro central redondo e mostradores horizontais focados no condutor, localizados à esquerda e à direita do tacómetro. No ecrã central existem menus AMG individuais, tais como os programas de condução e os dados de telemetria.



Mais emoção com o Pack Pro Performance 

Para quem prefere o extra de adrenalina, a marca disponibiliza o Pack Pro Performance que inclui o Pacote AMG Dynamic Plus. Este oferece uma gama de detalhes de equipamento reforçada para uma experiência de condução mais emocional, como a função de arranque “Race Start” e o programa de condução “Race” com modo “drift”.

 

O volante AMG Performance em fibra de carbono/microfibra Microcut inclui botões de volante para um controlo rápido dos programas de condução e outras definições de manuseamento. As pinças de travão vermelhas com a inscrição AMG à frente e atrás passam a estar incluídas, bem como os apoios ativos do motor, os quais asseguram uma distribuição dependente da situação entre confortável e desportivo na ligação entre o motor e a carroçaria.

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