Nova Transporter tem versão PanAmericana
- Pedro Junceiro
- 4 de ago. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 6 de ago. de 2024
A nova geração da Volkswagen Transporter vem ampliar a gama de veículos comerciais da marca alemã, propondo melhoria de espaço e da funcionalidade. A eletrificação ganha importância, com versões “plug-in” e elétrica, mas também a irreverência com a nova versão PanAmericana

Melhorada em todos os aspetos face à geração anterior, a nova Volkswagen Transporter promete mais espaço, maior capacidade de carga, maior capacidade de reboque e maior eficiência, sem esquecer um desenho mais moderno e apelativo.
Se o seu formato foi maioritariamente mantido, a Transporter está agora prestes a entrar numa nova era. A sétima geração será lançada em três variantes de carroçaria e, ainda, uma versão de transporte de passageiros, denominada Caravelle, estando previstas motorizações de alta eficiência a gasóleo, híbridas Plug-In e elétricas (além de opção de tração integral).
Esta nova Transporter será oferecida como furgão (compartimento de carga apenas para o transporte de bens), furgão Plus (compartimento de carga com segunda fila de bancos para permitir transporte combinado de bens e de passageiros), “kombi” (para transporte de passageiros) e de cabine dupla com distância entre eixos mais ampla. As variantes “kombi” e furgão estão opcionalmente disponíveis com distância entre eixos mais ampla e tejadilho elevado.
Por seu turno, com os seus nove lugares, a Caravelle assume-se como um modelo mais exclusivo destinado ao transporte comercial de passageiros, por exemplo, para “shuttle” de transporte ou para táxi de grande capacidade. Mas, em destaque pela irreverência, está a versão PanAmericana com desenho mais aventureiro caracterizado pelas proteções de carroçaria e outros detalhes especiais, tendo por base a Transporter e Caravelle.
A nova geração da Transporter mede 5,050 m de comprimento (mais 146 mm do que o modelo anterior), ganhando, também, 97 mm na distância entre eixos, que aumenta para 3,100 m.
A nova geração da Transporter mede 5,050 m de comprimento (mais 146 mm face à anterior), ganhando também 97 mm na distância entre eixos, para 3,100 m. A variante de distância entre eixos longa terá um comprimento total de 5,450 m. Com 2,032 m, a largura exterior cresce 128 mm, o que também permitiu aumentar em 148 mm a largura para carga a bordo. O comprimento da baía de carga da Transporter de distância entre eixos base é de 2,602 m, crescendo 61 mm em relação ao modelo precedente (no caso da versão de distância entre eixos maior é de 3,002 m).
Em termos de volume, a capacidade máxima das versões de distância entre eixos normal é de 5,8 m3 (para um peso máximo de 1,33 toneladas). A capacidade de reboque é agora de 2,8 toneladas, dependendo da variante (anteriormente, era de 2,5 toneladas).

Mais eletrificado
A gama de motorizações está agora mais variada, com cinco opções na estreia dos Transporter e Caravelle. Assim, em adição aos mais recentes TDI (turbodiesel) de 110 cv, 150 cv e de 170 cv, a marca irá também reforçar a eletrificação em grande medida. Desta forma, irá propor versões híbrida Plug-In (eHybrid) com 232 cv e elétricas com 136 cv, 218 cv e 286 cv. As variantes 100% elétricas dispõem de baterias com 64 kWh de capacidade e tração traseira.
A Volkswagen Veículos Comerciais também planeia uma versão elétrica com menos potência e bateria com menos capacidade. Este modelo será orientado para o transporte de mercadorias em ambientes urbanos.
As motorizações TDI com 150 cv e 170 cv podem receber tração integral 4Motion, sendo que a mais potente está disponível apenas com caixa automática de 8 velocidades (trata-se de equipamento opcional na variante turbodiesel menos potente).

Interior funcional
A bordo, a sétima geração da Transporter conta com um painel de instrumentos digital de 12'', acompanhado por um ecrã central de 13'' para o sistema multimédia (que inclui rádio digital, Apple CarPlay, Android Auto e serviços online), havendo novidades adicionais como um botão de arranque e travão de estacionamento elétrico. No caso das versões elétricas, existem várias tomadas de 230 volts para alimentar outros dispositivos, desde computadores portáteis a serras elétricas.
Entre o equipamento de série está também o volante multifunções, sensor de chuva e assistentes de segurança como o reconhecimento de sinais de trânsito ou o assistente de manutenção na faixa de rodagem. Para o exterior, a tecnologia LED de iluminação para os faróis é de série.

PanAmericana para os mais afoitos
A quarta geração da Transporter contou com um pacote de equipamento PanAmericana a partir desde 2001, mas tornou-se depois numa versão independente e exclusiva do modelo. Nesta sétima geração estará disponível em conjunto com os modelos de furgão e com a Caravelle. No exterior, distingue-se pelos seus robustos acabamentos todo-o-terreno nas laterais e para-choques, além de uma grelha de radiador pintada.
No interior, este furgão acolhe o condutor e os passageiros com incrustações iluminadas em aço inoxidável iluminado nos degraus, aplicações em preto brilhante no painel de instrumentos e puxadores das portas interiores em cromado. Outras características distintivas incluem tecidos de assento exclusivos com a palavra “PanAmericana” incorporados nos encostos dos bancos, bem como costuras contrastantes coordenadas por cores.
O Caravelle PanAmericana está equipado de série com as novas jantes de liga leve “Indianapolis” de 19'' (em preto com um acabamento de corte de diamante). O sistema opcional de tração integral 4MOTION complementa as possibilidades deste modelo.
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