Construtor alemão confirma que a futura plataforma SSP já beneficiará das mais-valias técnicas e tecnológicas resultantes da "joint-venture" formalizada muito recentemente com a norte-americana Rivian.
A nova plataforma SSP da Volkswagen, atualmente em desenvolvimento pelo grupo, já irá incorporar conhecimentos resultantes da "joint-venture" criada recentemente com a norte-americana Rivian.
De acordo com a notícia avançada pelo Auto Express, Kai Grünitz, Diretor de Desenvolvimento da Volkswagen, confirmou, no salão de Los Angeles, EUA, que alguns elementos derivados da estrutura da Rivian serão aplicados de imediato na plataforma nova para a segunda geração de automóveis elétricos do construtor alemão.
"A Rivian tem uma boa arquitetura eletrónica, é escalável, apresenta o melhor desempenho de atualizações 'over-the-air' da classe, bem como diferentes processos de desenvolvimento, que são mais rápidos que os de um construtor tradicional. Estão mais próximos do que vemos na China. Queremos combinar os nossos conhecimentos sobre como construir automóveis e com um nível de qualidade muito elevado. Estamos tão concentrados na experiência do cliente como a Rivian. Penso que esta é uma boa combinação e que trará boas ideias a ambas as empresas", disse Kai Grünitz à publicação britânica.
Algo que parece certo é que estes benefícios serão sentidos ainda antes do lançamento do primeiro modelo construído sobre a nova plataforma SSP, uma vez que estes princípios de conceção estão já a ser igualmente aplicados a projetos existentes, em fases de desenvolvimento bastante mais próximos da versão final de produção.
“Não somos tão rápidos como os nossos concorrentes chineses, mas já recuperámos muito terreno. No caso do ID.2all, estamos a ser mais rápidos do que os habituais 52 meses necessários para o desenvolvimento. Penso que teremos o projeto terminado em 40 meses. O próximo plano, o elétrico urbano para posicior abaixo do ID.2all, será concretizado em 36 meses. Já recuperámos algum do atraso, mas há margem para melhorar”, acrescentou.
Assim, tudo indica que estas melhorias de rápida implementação irão preceder os primeiros modelos totalmente desenvolvidos no âmbito da joint venture anunciada recentemente entre as duas empresas, veículos que terão como base uma nova plataforma Software Defined Vehicle específica. Desta família de automóveis fará parte um novo modelo que partilhará tecnologia com o novo SUV R2 da Rivian.
Comments