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Foto do escritorPedro Junceiro

Plataforma Stellantis para "pick-up" e SUV

A STLA Frame, a terceira plataforma da geração nova de arquiteturas técnicas da Stellantis, destina-se a automóveis de maiores dimensões, casos de "pick-up" e SUV. A base admite diferentes tipos de energias, incluindo hidrogénio, e motorizações. Nas aplicações elétricas, anuncia o consórcio liderado por Carlos Tavares, capacidade para baterias que permitem autonomias até 800 km. Estreia em modelos nas marcas norte-americanas Jeep e RAM.



A Stellantis revelou mais detalhes da sua plataforma STLA Frame, a terceira de nova geração a pensar numa série de tecnologias de motorização distintas. Nascida fundamentalmente para albergar versões elétricas a bateria, a sua versatilidade permitir-lhe-á receber outras tecnologias, incluindo as de motor de combustão interna, híbridas, elétricos com extensor de autonomia e, também, hidrogénio.

 

Esta plataforma destina-se, em grande medida, a automóveis de estilo pick-up com carroçaria sobre chassis e SUV de maiores dimensões, segmentos que têm principal importância na América do Norte, bem como noutros mercados globais.

 

Entre os dados técnicos apontados estão os de comprimento total admissível entre 5488 e os 5941 mm, com distância entre eixos admissível de 3143 e os 3690 mm. A distância ao solo máxima pode chegar aos 262 mm, ao passo que a carroçaria admite um diâmetro máximo do pneu de 32,8/33 polegadas.


A plataforma STLA Frame foi concebida com a ambição de até 1100 km de autonomia quando aplicada em tecnologia elétrica com extensor de autonomia (REEV, acrónimo para “Range Extender Electric Vehicle”) e de 800 km em configuração BEV. Além disso, também fundamental, a capacidade máxima de reboque cifra-se nos 6350 kg e a capacidade de carga útil é de 1224 kg. Além disso, a plataforma suporta a travessia de água até uma profundidade de 610 mm.



“Tal como a STLA Medium e a STLA Large, a STLA Frame combina uma autonomia sem precedentes com novos níveis de capacidade e desempenho para oferecer a melhor autonomia, carga útil e capacidade de reboque da sua classe para os nossos clientes que precisam de modelos pick-up e SUV fiáveis e potentes, para transportar as suas famílias ou impulsionar os seus negócios”, aponta o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.

 

“Com a tecnologia de veículos 100% elétricos e de autonomia ampliada disponíveis em breve, estamos a fornecer soluções ‘sem cedências’ para os compradores que podem estar hesitantes em experimentar o seu primeiro veículo elétrico. Estamos orgulhosos desta maravilha da engenharia e estamos ansiosos por vê-la ganhar vida na nossa próxima ofensiva de produtos na Jeep e na RAM", acrescenta o português.

 

Resistente e eficiente 

A STLA Frame é construída com aço avançado de alta resistência, proporcionando maior durabilidade e rigidez com menos peso. A secção central alargada aloja o conjunto da bateria, com travessas reforçadas que a protegem em caso de impacto lateral. Um revestimento longitudinal completo reduz a resistência aerodinâmica para ajudar a maximizar a autonomia de condução, sublinhando o compromisso da Stellantis com a eficiência sem sacrificar o desempenho.


O sistema REEV, que combina bateria, módulos de propulsão elétrica (EDM) dianteiros e traseiros, gerador de bordo e motor de combustão interna, permite aos condutores transportar ou rebocar cargas pesadas em distâncias maiores sem sacrificar a autonomia. Sem uma ligação mecânica direta entre o motor e as rodas, o gerador alimenta os motores elétricos para impulsionar o veículo e recarrega a bateria conforme necessário também em andamento.



A plataforma consegue acomodar conjuntos de baterias com refrigeração líquida que variam entre 159 e mais de 200 kWh, além de poder suportar futuras tecnologias de armazenamento de energia, garantindo a adaptabilidade nos próximos anos. Os motores elétricos (EDM) desenvolvidos pela Stellantis, com potências de 250 kW, estão pensados para oferecer tração integral, enquanto a competência de aceleração fica defendida pelos valores anunciados pela companhia: 0 aos 96 km/h (0-60 mph) em 4,4 segundos.

 

Os desenhos flexíveis da suspensão, incluindo a suspensão pneumática, oferecem uma condução otimizada para diversas condições e cenários de carga.

 

Adicionalmente, a STLA Frame suporta carregamento DC até 350 kW, graças à tecnologia de 800 volts, para as versões 100% elétricas. Ou seja, de acordo com a Stellantis, pode adicionar 160 km de autonomia em apenas 10 minutos, enquanto os modelos REEV podem obter até 80 km em 10 minutos, neste caso com carregamento rápido DC de 400 volts até 175 kW.

 

Recorde-se que a STLA Frame faz parte da aposta da Stellantis na descarbonização das suas operações, embora com a capacidade de se adaptar consoante o espectro político e regulamentar que existir em cada momento e em cada região. A companhia, liderada por Tavares, tem em curso um plano de investimento superior a 50 mil milhões de euros em eletrificação até 2030 para atingir os seus ambiciosos objetivos: 100% de vendas de veículos de passageiros BEV na Europa e 50% de vendas de veículos de passageiros e modelos pick-up ligeiros BEV nos EUA até 2030.

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