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Nova bateria da CATL promete mais de 1000 km de autonomia

Atualizado: 1 de mai.

É o mais recente desenvolvimento da maior produtora mundial de baterias para automóveis elétricos, apresenta uma autonomia superior a 1000 km e dispõe de tecnologia que garante recarregamentos bastante rápidos (600 km em cerca de 10 minutos!).



Na “guerra” por baterias mais eficientes, a gigante chinesa CATL, no Salão Automóvel de Pequim, anunciou o seu mais recente desenvolvimento: uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) com uma elevadíssima densidade energética (205 Wh/kg) que irá possibilitar uma autonomia superior a 1000 km entre carregamentos, somando-lhe, ainda, uma elevadíssima rapidez de carregamento.

 

A bateria “Shenxing Plus” é produzida com a tecnologia LFP, que é menos dispendiosa e mais ecológica que os acumuladores de iões de lítio comuns nos automóveis elétricos

 

A autonomia elétrica de 1000 km resulta de avanços tecnológicos contínuos. O cátodo da bateria “Shenxing Plus” é fabricado com uma tecnologia de gradação granular, que coloca cada partícula nanométrica na posição ideal para obter uma densidade compacta ultraelevada. O material patenteado em forma de favo de mel 3D é adicionado ao ânodo, aumentando a densidade energética e controlando eficazmente a expansão do volume durante os ciclos de carga e descarga, adianta a CATL.

 

Além disso, criou também uma nova “caixa” de invólucro, que otimiza a utilização do espaço, permitindo que as células da bateria “Shenxing Plus” atinjam um nível de densidade energética “sem precedentes”, escreve a companhia chinesa de baterias, cujo diretor-geral, Robin Zeng, ainda recentemente veio colocar alguma “água na fervura” em torno do entusiasmo causado pelo potencial das baterias de estado sólido, dizendo que ainda não estão para breve.



Um quilómetro por segundo!

 

Em virtude de todos os avanços nos materiais e na estrutura, a densidade de energia do sistema de baterias “Shenxing Plus” ultrapassa pela primeira vez o limiar dos 200 Wh/kg, atingindo 205 Wh/kg, tornando realidade as distâncias superiores a 1000 km. Adicionalmente, a potência de carregamento foi também melhorada substancialmente, com a CATL a revelar que pode repor 600 km em apenas 10 minutos, ou seja, um quilómetro de autonomia por segundo.


Para alcançar aquilo que classifica de “alto na velocidade de carregamento”, a bateria “Shenxing Plus” aplica tecnologias inovadoras, como é o caso do encapsulamento nanométrico para uma transmissão de energia mais suave e eficiente entre os materiais do cátodo e do ânodo.


Mas nem só de baterias “vive” a CATL, que também preconiza um ecossistema integrado de automóveis elétricos (e das suas baterias) com uma rede de carregamento evoluída, estando por isso a construir uma infraestrutura de carregamento super-rápido que se tornará no maior serviço de carregamento da China.

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