País nórdico mantém-se (firme) na liderança europeia da transição para a mobilidade 100% elétrica. Provam-no as estatísticas, que continuam a surpreender-nos. Este ano, em diversas regiões da Noruega, ainda não foram vendidos quaisquer modelos novos com mecânicas de combustão interna!
A Noruega tem ocupado, nos últimos anos, um lugar de destaque em termos de transição energética, assumindo uma posição de inegável destaque em termos de adoção de veículos eletrificados, em particular, 100% elétricos a bateria. Uma das mais recentes estatísticas inclui novamente dados surpreendentes em termos de vendas de veículos elétricos.
De acordo com uma notícia divulgada num site de automóveis norueguês, em 86 das 355 comunas onde foram vendidos automóveis novos este ano, nenhum deles estava equipado com um motor de combustão. A maior parte das comunas estão localizadas nos seguintes condados: Nordland (16), Innlandet (13), Trøndelag (12) e Troms (10).
Deste grupo de 355 comunas norueguesas, em apenas duas delas os veículos elétricos registaram uma quota de mercado acumulada em 2024 inferior a 50%, sendo, ainda assim, significativas. Na comuna de Folldal, 33% dos automóveis vendidos são elétricos e em Flekkefjord a quota chega mesmo a 47%, não atingindo, por pouco, os 50%.
Considerando novamente a mesma amostra de 355 comunas, ascende a 335 o número de regiões onde os automóveis elétricos novos representam inclusivamente uma quota de mercado superior a 75%. O mercado automóvel norueguês é um verdadeiro caso de estudo em termos de adoção de veículos elétricos.
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