Lando Norris, num McLaren-Mercedes, ganhou o Sprint integrado no programa do Grande Prémio de São Paulo, ronda 21 do Mundial de 2024, acabando as 24 voltas à frente do parceiro de equipa, Oscar Piastri, que “ofereceu” a vitória ao britânico, e de Max Verstappen, num Red Bull-Honda RBPT. Desvantagem para o neerlandês no campeonato de pilotos diminuiu dois pontos, para 45. Segue-se a qualificação (18h00 de Portugal Continental) para a corrida de amanhã (17h00).
A história da quinta corrida de Sprint do Mundial de 2024 – 24 voltas aos 4,309 km de Interlagos – antecipava-se, conhecendo quer o momento no campeonato, quer os resultados na qualificação. Oscar Piastri, em McLaren-Mercedes, comandou a ação quase de princípio a fim, mas ofereceu a vitória ao parceiro de equipa, Lando Norris, que está na luta pelo título com Max Verstappen, da Red Bull-Honda RBPT, cedendo-lhe a primeira posição durante a volta 22 e poucos segundos da ativação de Virtual Safety Car, necessária para a remoção da pista do Haas-Ferrari de Nico Hülkenberg (problema mecânico obrigou à desistência do alemão).
Norris somou a primeira vitória num Sprint – sexto piloto a consegui-lo! – e ganhou mais dois pontos a Verstappen no “mano a mano” pelo título, passando, assim, a somar menos 45 do que o tricampeão. “Não estou orgulhoso com este resultado, mas agradeço ao Oscar. Fez-se o mais correto, sobretudo pela importância para a equipa», disse Lando, que pode recuperar mais pontos ao neerlandês amanhã, no Grande Prémio com 71 voltas: Max está obrigado a cumprir penalização (perda de cinco posições na grelha de partida), devido à mudança de diversos componentes na unidade de potência do Red Bull-Honda RBPT. A qualificação realiza-se a partir das 18h00.
“Não sei bem o que esperar do grande prémio, mas o primeiro objetivo é limitar os estragos da penalização. Estou satisfeito com o nosso ritmo e era difícil conseguir melhor do que a terceira posição”, disse Verstappen, que passou apenas Charles Leclerc, da Ferrari, durante o Sprint de Interlagos – o neerlandês tinha seis vitórias consecutivas em corridas com o formato! Max está sob investigação pela FIA, por violação das regras do Virtual Safety Car, o que pode significar outra penalização, incluindo perda de posições e pontos.
No Mundial de Construtores, após esta corrida, a McLaren-Mercedes, somando o máximo de 15 pontos, aumentou a vantagem na frente da classificação, passando dispor de mais 35 (+6) do que a Ferrari e 62 (+8) do que a Red Bull-Honda RBPT.
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