top of page

Norris: primeiro “touchdown”!

Lando, em Miami, ao 110.º grande prémio na Fórmula 1, conquistou, por fim, a primeira vitória na categoria-rainha do desporto automóvel, surpreendendo até o hiperfavorito Max Verstappen, "apenas" 2.º na ronda 6 do Mundial de 2024, à frente de Charles Leclerc.



A edição deste ano do Festival de Glastonbury, de 26 a 30 de junho, em Inglaterra, tem cabeça-de-cartaz inesperado para rivalizar com Dua Lipa, Coldplay ou SZA no tradicional Domingo das Lendas: Lando Norris! Piloto de 24 anos natural da localidade no sul de Inglaterra, Lando Norris, ganhou a ronda 6 do Mundial de 2024 conseguindo, no Grande Prémio de Miami, a primeira vitória na Fórmula 1. Histórico!


No circuito com 5,419 km e 19 curvas integrado no Miami Gardens e no complexo do Hard Rock Stadium, “casa” dos Dolphins, equipa da liga profissional de futebol norte-americano (NFL), Lando Norris marcou o primeiro “touchdown” da carreira na categoria de topo da competição automóvel. E mereceu-o! O 21.º piloto britânico a ganhar na Fórmula 1 detinha o recorde de mais pódios sem vitórias na disciplina, num total de 15, entre segundos lugares (oito) e terceiros (sete), incluindo dois já nesta temporada: terceiro na Austrália e segundo na China.



Norris comemorou a vitória ao 110.º grande prémio na Fórmula 1. O piloto estreou-se na Austrália-2019, celebrou o primeiro pódio na Áustria-2020 e, em 2021, na Rússia, conseguiu a primeira “pole position”. Atualmente, está na sexta época com a McLaren, equipa que ganhou pela 184.ª vez no Campeonato do Mundo, mas apenas a primeira desde o sucesso de Daniel Ricciardo em 2021, em Monza, no Grande Prémio de Itália! Só a Ferrari tem mais triunfos (244).



“Antecipava-o e esperava-o há muito tempo. Sinceramente, esta manhã, acordei a pensar que podia consegui-lo hoje! Estivemos todo o fim de semana entre os mais rápidos e, estrategicamente, fomos perfeitos. Estou orgulhoso quer por mim, quer pela equipa”, exclamou Norris. Max Verstappen, vencedor das duas primeiras edições do Grande Prémio de Miami, em 2022 e 2023, disse-se confirmado com a 2.ª posição nesta terceira passagem da Fórmula 1 pela cidade norte-americana. “Ganhamos e perdemos, as corridas são assim! O Lando, hoje, ‘voou’, venceu muito merecidamente! Sinto-me feliz por ele e tenho de estar contente com este resultado», admitiu o neerlandês, derrotado só pela segunda vez em 2024, em seis grandes prémios.



Lando Norris, quinto na grelha de partida, assumiu o comando da corrida na volta 28, após as paragens para trocas de pneus de Verstappen, Piastri, Leclerc e Sainz. Quase de imediato, na 29, “desentendimento” entre Sargeant e Magnussen obrigou à intervenção do Safety Car, oportunidade aproveitada pelo britânico para parar nas boxes da McLaren e manter a liderança do grande prémio, que aumentou de modo surpreendente após o relançamento do grande prémio, na 33, e “agarrá-la” até à bandeira de xadrez. Brilhante!



Lando Norris é o 114.º piloto a ganhar na Fórmula 1 em 1107 grandes prémios. Em Miami, num fim de semana com 275.000 fãs nas bancadas, Nico Hülkenberg, alemão de 36 anos, derrubou recorde (negativo!) de Andrea de Cesaris e tornou-se o piloto com mais corridas na categoria (209) sem vitórias.




0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page