Lando Norris, em McLaren-Mercedes, conquistou a “pole position” para o Grande Prémio de São Paulo, a ronda 21 do Mundial de 2024. O britânico, na sexta sessão de qualificação na história da categoria realizada num domingo, primeira desde o Japão-2019, tem oportunidade de ouro para aproximar-se de Max Verstappen… O neerlandês, apenas 12.º, é 17.º na grelha de partida para a corrida com 71 voltas marcada para as 15h30 em Portugal Continental.
A qualificação para o Grande Prémio de São Paulo antecipava-se caótica, devido à chuva intensa em Interlagos. E a previsão de problemas confirmou-se, com cinco bandeiras vermelhas a pararem o programa no Autódromo José Carlos Pace, todos na sequência de despistes – Colapinto (Williams) no segmento um, Sainz (Ferrari) e Stroll (Aston Martin) no dois, e Alonso (Aston Martin) e Albon (Willams) no três.
O primeiro eliminou Hamilton (Mercedes), o terceiro impediu que Verstappen (Red Bull) terminassse dento do “top-10” e pudesse posicionar-me melhor na grelha de partida. Assim, devido à perda de cinco lugares por mudança de componentes na unidade de potência do RB20, neerlandês 17.º, se todos os acidentes competirem no grande prémio – desconfia-se muito da possibilidade de recuperação do FW46 de Albon…
Lando Norris, o adversário de Verstappen na corrida ao título de pilotos (separam-nos 44 pontos, após o Sprint desde sábado, que o britânico ganhou e o neerlandês acabou em terceiro, com penalização depois da corrida a baixá-lo para quarto!…), conseguiu a oitava “pole position” na Fórmula 1, sétima em 2024, resultado que o deixa muitíssimo bem posicionado tanto para “atacar” a vitória em grande prémio que também deverá realizar-se sob chuva e sobre piso molhado como para ganhar pontos importantes ao tricampeão mundial na liderança do campeonato – depois do Brasil e até à bandeira de xadrez de 8 de dezembro, some nte mais três rondas, em Las Vegas, no Catar e no Abu Dhabi.
Lando Norris percorreu os 4,309 km de Interlagos em 1.23,405 m, superiorizando-se ao compatriota George Russell, da Mercedes, o segundo piloto mais rápido da sessão, por 0,173 s. Na segunda linha da grelha de partida, surpreendentemente, Yuki Tsunoda (RB-Honda RBPT) e Esteban Ocon (Alpine-Renault).
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