O piloto britânico de Fórmula 1 participou naquele que terá sido um dos desafios mais inusitados que lhe foram feitos – pilotar um McLaren P1 totalmente feito em LEGO no circuito de Silverstone e 100% elétrico!
Num projeto bastante curioso, o Grupo LEGO e a McLaren Automotive aliaram-se para criar um modelo à escala 1:1 de um McLaren P1 com a particularidade de ser funcional. Para assinalar a espetacularidade daquele veículo, Lando Norris, piloto da McLaren na Fórmula 1, cumpriu o derradeiro desafio ao completar uma volta ao circuito britânico de Silverstone.
Esta réplica em tamanho real do McLaren P1 é composta por 342.817 elementos LEGO Technic, para um peso de aproximadamente 1220 kg, incluindo diversos traços de engenharia notáveis.
Além de dispor de direção funcional, tornando-se dessa forma na primeira grande construção LEGO possível de conduzir, o P1 da LEGO conta com um motor elétrico composto por baterias Technic Function e uma bateria de carro elétrico, permitindo que tenha uma autonomia maior do que qualquer outro projeto da LEGO até agora.
O motor LEGO Technic consiste em oito packs de motores, cada um composto de 96 motores de função LEGO Power, o que significa que o carro tem um total de 768 motores. Até mesmo a configuração das bancadas de motores imita a do V8 do P1 original.
Para esta construção foram utilizados 393 tipos de elementos LEGO Technic, incluindo 11 que foram moldados especificamente para este P1, resultando de 8344 horas de desenvolvimento e de construção. O processo de montagem deste modelo contou com 23 especialistas de design, engenharia e construção do Grupo LEGO e da McLaren Automotive, com o modelo final a apresentar dimensões idênticas às do P1 real: 4980 mm de comprimento, 2101 mm de largura e 1133 mm de altura.
Norris na pista
Com o carro montado, restava apenas pôr em marcha o desafio final: para o efeito, foi chamado Lando Norris, piloto de Fórmula 1 da McLaren, para cumprir uma volta ao circuito de Silverstone (com quase seis quilómetros). Ao fazê-lo, Norris tornou-se no primeiro piloto da modalidade rainha do automobilismo a conduzir um carro feito em LEGO, além de ser também a primeira vez que um veículo deste tipo cumpriu uma volta a uma pista verdadeira.
“Tendo trabalhado no programa P1 original para a McLaren, é incrível ver tantos dos elementos do McLaren P1 original ganhar vida de modo tão realista"
“Tendo trabalhado no programa P1 original para a McLaren, é incrível ver tantos dos elementos do McLaren P1 original ganhar vida de modo tão realista pela mão da equipa LEGO Technic no modelo à escala real. O carro foi um ícone do seu tempo. Espero que, através desta colaboração com o Grupo LEGO, sejamos capazes de inspirar a próxima geração de designers e engenheiros a testar os limites da inovação automóvel”, afirmou Ben Gulliver, Diretor de Testes e de Desenvolvimento da McLaren Automotive, que acompanhou este projeto de perto.
Para ter em casa
Se a versão 1:1 é impossível de ter em casa, a LEGO disponibiliza um set LEGO Technic deste mesmo modelo em escala 1:8 e com elementos como a caixa de 7 velocidades com transmissão de embraiagem dupla, suspensão funcional, simulação de motor V8, asa traseira ajustável e portas diédricas com mecanismos avançados que se podem abrir. O custo deste conjunto para montar em casa é de 449,99€.
Kommentare