Lando Norris e McLaren-Mercedes são, definitivamente, candidatos aos títulos de 2024! Esta tarde, em Monza, piloto e equipa derrotaram a concorrência direta na luta pela “pole” para o Grande Prémio de Itália, amanhã, com 5,793 km e 11 curvas em 1.19,327 m, registo que “implodiu” o 1.20,294 m de Carlos Sainz e da Ferrari na qualificação do ano passado. Verstappen e Red Bull na sétima posição…
A Fórmula 1, surpreendentemente, tornou-se "eletrizante", com os progressos formidáveis da McLaren-Mercedes, a escuderia do momento na edição 75 do Campeonato do Mundo. Reconfirmou-o esta tarde, com a “pole position” para a ronda 16 da temporada, o Grande Prémio de Itália, corrida com 52 voltas ao Autódromo de Monza a realizar amanhã, a partir das 14 horas em Portugal Continental. A formação britânica encontra-se apenas a 30 pontos da Red Bull-Honda RBPT na corrida ao título de construtores e faltam, ainda, nove etapas até ao final da época.
Para Lando Norris, pela primeira vez no Mundial de Fórmula 1, duas “pole positions” consecutivas.
Para Lando Norris, pela primeira vez, duas “poles” consecutivas na categoria, com primeira posição na qualificação em Itália após conseguir resultado igual em Zandvoort, na semana passada, no Grande Prémios dos Países Baixos. O britânico encontra-se a 70 pontos de Max Verstappen, mas o tricampeão mundial passa por momento menos positivo, como confirma o sétimo lugar de hoje, e encontra-se cada vez menos confortável (ou mais pressionado...), por perceber-se que o McLaren-Mercedes é mais rápido do que o Red Bull-Honda RBPT – tanto em qualificação como em corrida!
Norris, no Templo da Velocidade, conseguiu a quinta “pole position” na Fórmula 1, quarta em 2024, derrotando o companheiro de equipa, o australiano Oscar Piastri, que conseguiu o segundo melhor registo da sessão, por 0,109 s. Para a McLaren-Mercedes, 160.ª primeira posição numa qualificação, a quarta em 2024 e a 12.ª em Itália, mas somente a primeira desde 2009, com Lewis Hamilton. Para a formação baseada em Woking, Inglaterra, trata-se do 65.º "1-2 na categoria mais importante da competição automóvel, o segundo esta época – primeiro na Hungria, na ronda 13 do campeonato.
Em Monza, algo surpreendentemente, após dominar o arranque do Mundikal, Red Bull pode perder o comando do campeonato de construtores!
Nesta edição 75 do Grande Prémio de Itália (a 74.ª no Autódromo de Monza), em 75 anos de Fórmula 1, a escuderia austríaca, bicampeã em título, pode perder o que tem ganhou em Espanha-2022: o comando do campeonato de construtores! Já Lando Norris ambiciona “só” aproximar-se mais de Verstappen na classificação de pilotos. “É o objetivo, mas não espero facilidades! Antecipo corrida duríssima e excitante, com muita luta pelos primeiros lugares, como aconteceu na qualificação. Estou surpreendido com este resultado e tenho de elogiar o trabalho da equipa. Dois carros nos dois primeiros lugares, incrível”, exclamou o britânico de 24 anos.
Em Monza, posição na grelha de partida muitas vezes determinante para o Grande Prémio: nas últimas 24 passagens da Fórmula 1 pelo Templo da Velocidade, a “pole” representou 15 vitórias. No mesmo número de corridas, não encontramos estatísticas semelhantes nem no circuito citadino do... Mónaco!
O estreante argentino Franco Colapinto, num Williams-Mercedes, classificou-se em 18.º, “saíndo de cena” no final do primeiro segmento de sessão da qualificação, na companhia de Tsunoda, Stroll, Bottas e Zhou.
Comments