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Cupra Born VZ: 326 cv, 545 Nm, tração traseira e arranque 0-100 km/h em 5 s!

Atualizado: 29 de mar.

Compacto elétrico em versão desportiva sem concorrente direto



A Cupra (Descubra os Carros Topo de Gama e Alta Performance | CUPRA (cupraofficial.pt)), em 2020, no Formentor, adotou designação que deriva da palavra “veloz” para identificar os automóveis mais potentes da gama, por isso não surpreendendo a utilização do mesmo nome em compacto elétrico novo com… 326 cv e 545 Nm! A versão VZ do Born mantém a tração traseira das demais versões, mas “esmaga” o modelo com o pacote e-Boost (170 kW/231 cv e 310 Nm), que acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos e tem velocidade máxima limitada a 160 km/h, eletronicamente, para proteção da autonomia (até 548 km).


Segundo a Cupra, o Born VZ é 1,6 segundos mais rápido no mesmo arranque, por cumpri-lo em 5,0 segundos, e tem, também, velocidade máxima superior em 40 km/h, por isso atingindo a “barreira” dos 20 km/h. No entanto, esta dimensão muito desportiva do compacto sem concorrente direto não penaliza demasiado a autonomia, por anunciar-se até 570 km de condução entre recargas da bateria de iões de lítio com 79 kWh de capacidade (útil), o que significa a disponibilidade de mais 2 kWh que nos demais modelos da gama. As potências máximas de carregamento são de 11 kW (AC) e 170 kW (DC) – na segunda, rápida, em cerca de 30 minutos, aumenta-se o nível de energia no acumulador de 10% para 80%.



O VZ, visualmente, é muito semelhante a todos os Born, mas conta com jantes de 20” e pneus de alto rendimento, cores novas para a carroçaria (Verde Dark Forest e Preto Midnight) bancos dianteiros desportivos específicos (Cup Bucket) e, ainda, equipamento multimédia com monitor de maiores dimensões (12,9’’) e barra retroiluminada para regulação da climatização e do volume do sistema de som. Os engenheiros da Cupra, com o apoio dos pilotos da marca, otimizaram o chassis do compacto, adaptando direção, suspensão e travões ao aumento muito expressivo da potência (40%) e do binário (75%). Complementarmente, no volante, patilhas para aumentar ou diminuir a intensidade da travagem regenerativa.

 

A versão mais potente do VW ID.3, compacto elétrico baseado na mesma arquitetura técnica do modelo da Cupra (plataforma MEB), tem “apenas” 204 cv. O Born VZ tem estreia comercial planeada apenas para o terceiro trimestre do ano. O ano passado, venderam-se 45.300 exemplares, mais 44,4% que em 2022.



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