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Nissan mostra os progressos da sua tecnologia de condução autónoma

Um Leaf equipado com várias câmaras e inúmeros radares e sensores serve de montra móvel dos avanços da Nissan no âmbito da tecnologia de condução autónoma.



A Nissan deu início a um período de demonstrações da sua tecnologia de condução autónoma desenvolvida internamente de forma a apresentar os mais recentes progressos conseguidos - principalmente em ambientes urbanos, de maior complexidade - com o objetivo final de lançar serviços nesse âmbito no ano fiscal de 2027 no seu mercado doméstico.


Para o fazer, recorre a um protótipo de um Leaf equipado com 14 câmaras, 10 radas e 6 sensores LiDAR, com uma superior capacidade de leitura e deteção do ambiente em redor comparativamente a protótipos previamente desenvolvidos.

O reconhecimento das condições, a previsão dos comportamentos e as funções de controlo foram, assim, melhoradas, garantindo um funcionamento mais eficiente numa variedade de cenários mais abrangente.


Ao circular nas vias movimentadas de Yokohama, no Japão, o protótipo da Nissan mostrou ser capaz de prever o comportamento dos peões, realizar mudanças de faixa de forma segura, misturando-se com o restante tráfego, e avaliar a entrada em cruzamentos em segurança.



Embora esta fase de testes e demonstrações esteja a ser efetuada no equivalente ao Nível 2 da SAE - com a presença de um condutor de segurança a bordo - a Nissan assume o objetivo de continuar a desenvolver a sua tecnologia e de começar a oferecer serviços de mobilidade de condução autónoma no Japão a partir do ano fiscal de 2027.


Os testes de serviços deverão ter início no ano fiscal de 2025, com o nível de funcionalidade da condução autónoma a ser gradualmente aumentado, sempre com vista ao objetivo final de prestar serviços sem condutor. Esta iniciativa está a ser realizada em estreita cooperação com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, o Ministério da Terra, Infraestruturas, Transporte e Turismo, e outros ministérios centrais.

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