Versão modificada do híbrid Plug-In (PHEV) com quatro rodas motrizes (e-4ORCE) do Sport Utility Vehicle (SUV) da Nissan modificada por equipa de engenheiros da marca enfrentou (e superou!) a dureza do percurso com cerca de 500 km da prova espanhola da Taça do Mundo de Bajas. E foi bem-sucedida!
X-Trail e-Power e-4orce modificado pela equipa de engenheiros da Nissan em Barcelona, Espanha, cumpriu com sucesso a difícil tarefa que lhe foi pedida: participar e concluir com sucesso os mais de 500 quilómetros da edição 40 da Baja Aragón, competição que integra o calendário da Taça do Mundo de Bajas, prova que integra a lista das mais importantes do calendário do todo-o-terreno, independentemente de não integrar o calendário do W2RC.
O modelo selecionado foi modificado por uma equipa de apenas sete engenheiros da divisão de grupos propulsores do Centro Técnico da Nissan Europa – Espanha e foi conduzido, durante a prova, por Jonatan Gijón, membro da equipa de dinâmica de chassis, e Cesar Fernández, elemento da estrutura que trabalha na afinação de propulsores. Os dois são pilotos de testes experientes da Nissan.
O SUV da Nissan foi inscrito na categoria “Open”, abrindo a porta a uma potencial participação na edição do próximo ano na categoria “Stock”, para viaturas com especificações de produção, incluindo automóveis com motorizações híbridas.
“Estamos muito felizes e orgulhosos por termos atingido o nosso objetivo ao participar na Baja Aragón, o qual era simplesmente terminar. As condições eram muito exigentes – com temperaturas elevadas e terreno difícil. O facto de termos terminado é um grande reconhecimento da tecnologia e-POWER e do sistema bimotor de tração integral e-4ORCE. E é também um crédito à paixão e empenho deste pequeno grupo de engenheiros que trabalharam tão arduamente para tornar esta ideia louca em realidade”, afirmou Miquel Sasot, Diretor do Powertrain Group da NTCE-S.
O projeto desta primeira presença na prova começou em fevereiro de 2023, depois do pequeno grupo de trabalho ter concluído que o sistema híbrido com tração integral tinha potencial para participar numa prova como a Baja Aragón. Um verdadeiro “projeto de paixão”, como a própria Nissan o designa, o qual teve continuidade graças ao apoio dos responsáveis da marca e ao empenho da equipa que nele trabalhou durante as noites e aos fins de semana.
Este é um “projeto de paixão”, como a própria Nissan o designa.
“Na função de investigação e desenvolvimento da Nissan, valorizamos muito o espírito de inovação e empreendedorismo. Por isso, quando a equipa nos apresentou os resultados do trabalho que tinham realizado sobre a viabilidade de modificar um X-Trail e-Power, com o seu avançado sistema de tração integral e-4orce, para competir num rali, ficámos fascinados. Não demorou muito para concordarmos que representava uma excelente plataforma para demonstrar a robustez do grupo propulsor”, afirmou David Moss, Vice-Presidente Sénior, Investigação e Desenvolvimento Regional, região AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia) da Nissan.
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