Nissan, Honda e Mitsubishi assinaram memorando de entendimento para trabalharem em conjunto na aceleração do processo de eletrificação e mo reforço da inteligência dos automóveis do futuro. Em acordo separado, Nissan e Honda também estabeleceram plano para a partilha de componentes e modelos.
A Nissan, a Honda e a Mitsubishi concordaram em unir esforços para acelerar os seus esforços de desenvolvimento de tecnologias de eletrificação e de integração de mais inteligência nos seus automóveis.
A 15 de março deste ano, a Nissan e a Honda haviam assinado um acordo para uma potencial cooperação em áreas como a neutralidade carbónica e desenvolvimento de sistemas de segurança, mas também estão em cima da mesa outras áreas, como as da eletrificação e do software, dois pontos considerados essenciais para o desenvolvimento da indústria automóvel no futuro.
Após negociações entre as duas partes, Nissan e Honda acordaram em partilhar e cooperar no desenvolvimento das tecnologias e dos conhecimentos de cada empresa de forma a melhorar a eficiência comercial. Agora, junta-se também a marca dos “três diamantes”.
A participação da Mitsubishi nas “áreas de potencial colaboração consideradas e discutidas pela Nissan e pela Honda não só acrescentará novos conhecimentos e pontos fortes, como também proporcionará sinergias adicionais que só podem ser geradas pelas três empresas, bem como novas oportunidades de negócio”.
Falando sobre este novo acordo e o potencial que aporta para as três marcas, Makoto Uchida, CEO da Nissan, explica que “aravés da colaboração entre as três empresas, esperamos que a parceria evolua para algo que crie mais valor e forneça produtos e serviços únicos de cada empresa que satisfaçam as diversas necessidades dos clientes".
Por seu turno, o seu homólogo da Honda, Toshihiro Mibe, está a contar que a “combinação de tecnologias e conhecimentos cultivados pela Nissan e pela Honda, bem como a força e a experiência da Mitsubishi Motors, nos permita resolver mais rapidamente várias questões relacionadas com a eletrificação e a inteligência a uma escala global e ajudar a liderar as reformas sociais como empresas líderes".
Já Takao Kato, Presidente e CEO da Mitsubishi Motors, sublinhou a importância das “cooperações na indústria automóvel moderna, que está a sofrer mudanças rápidas devido a inovações tecnológicas como a eletrificação e a inteligência“.
Foco no software
Além desse acordo tripartido, a Nissan e a Honda anunciaram ainda a confirmação de um acordo para o desenvolvimento de automóveis definidos por software (“software-defined vehicles” ou SDV, em inglês).
Ambas as marcas estão a aumentar a Investigação e Desenvolvimento, bem como o investimento em várias tecnologias para promover a disseminação e a evolução dos veículos elétricos, especialmente os SDV, que são o âmbito de estudo nos domínios da inteligência e da eletrificação. A Nissan e a Honda defendem que o software, incluindo os de condução autónoma, conetividade e inteligência artificial, irá determinar o valor dos veículos no futuro e se tornará uma fonte de competitividade. Neste sentido, atendendo à necessidade de resposta rápida e inovadora, as sinergias podem ser estratégicas e úteis, sendo obtidas através da fusão de recursos de ambas as empresas, como o conhecimento tecnológico e os recursos humanos.
Os primeiros resultados da investigação conjunta entre Honda e Nissan serão revelados dentro de aproximadamente um ano, considerando-se então a possibilidade de passagem à produção em série dos desenvolvimentos obtidos.
Partilha de baterias e até de modelos
No âmbito desse acordo e tendo em vista a eletrificação, as duas marcas prometem dar passos conjuntos nas baterias, nos eixos elétricos (e-axles) e, também, na complementaridade entre gamas.
No que diz respeito às baterias, as duas empresas vão considerar a cooperação numa perspetiva de curto, médio e longo prazo. Tal inclui a partilha de especificações e o fornecimento mútuo. A junção das tecnologias e dos ativos das baterias de ambas as empresas permitirá oferecer uma vasta gama de opções, quer para modelos de elevado rendimento, quer para modelos de baixo custo, além de reduzir custos através da diversificação do investimento, cobertura de riscos e produção em volume.
A Honda e a Nissan também chegaram a acordo para uniformizar as especificações dos seus módulos de células de bateria numa perspetiva de médio e longo prazo, com o objetivo de permitir que as baterias que planeiam adquirir possam ser utilizadas em veículos de ambas as empresas. Na América do Norte, a Nissan poderá também vir a receber baterias de iões de lítio fabricadas pela L-H Battery Company, Inc., uma “joint venture” entre a Honda e a LG Energy Solution, após 2028.
A partilha de eixos elétricos (motores e inversores) está prevista para os modelos de ambas as marcas
A partilha de eixos elétricos (motores e inversores) está prevista para os modelos de ambas as marcas, mas também a própria complementaridade entre gamas das duas marcas, deixando entender que poderão vir a optar pela estratégia de “badge engineering”, ou seja, modelos de uma marca cedidos a outra com escassas mudanças que não apenas o logótipo.
Sem dar prazos, as marcas revelaram que chegaram a um acordo de base para os modelos e regiões a serem complementados por cada companhia, tanto no caso de veículos com motor de combustão, como elétricos.
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