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Nissan avança na condução autónoma

Foto do escritor: Pedro JunceiroPedro Junceiro

A Nissan deu mais um passo em frente no desenvolvimento de condução autónoma, fazendo circular um veículo sem condutor em estradas públicas da cidade japonesa de Yokohama com o intuito de verificar o funcionamento desta tecnologia em condições reais do dia-a-dia. A marca está a planear testar o serviço de transporte autónomo ao longo de 2025 e de 2026.



A Nissan apresentou o seu mais recente desenvolvimento nas tecnologias de condução autónoma ao  testar em via pública, pela primeira vez, um veículo sem condutor em ambiente urbano complexo. O teste, que teve lugar em Yokohama, no Japão, mostrou como a marca está a evoluir em questões como a interpretação das situações complexas por parte do sistema, antevendo a sua aplicação num serviço de mobilidade que planeia lançar no mercado doméstico.

 

A Nissan explica que está a maximizar os seus esforços para estabelecer e verificar os níveis de segurança da tecnologia de condução autónoma adaptada a diferentes condições de tráfego em todo o mundo. Para isso, está a utilizar conhecimentos e tecnologias obtidos através de uma combinação de centros de investigação, tanto no Japão, como nos Estados Unidos da América (através do Centro de Tecnologia Avançada da Nissan, em Silicon Valley) e no Reino Unido (participando no projeto evolvAD).



Os veículos de teste mais recentes são baseados no Serena – a carrinha mais vendida no Japão – e incorporam 14 câmaras, nove radares e seis sensores LiDAR. Os sensores montados no tejadilho permitem perceção significativamente incrementada, aproveitando a altura do Serena de forma a permitir uma identificação mais precisa do seu ambiente em comparação com veículos usados em testes anteriores.


O uso de inteligência artificial melhorou o reconhecimento, a previsão comportamental e a capacidade de avaliação

 

Além disso, o uso de inteligência artificial melhorou o reconhecimento, a previsão comportamental e a capacidade de avaliação, bem como o controlo do veículo perante uma variedade de cenários complexos. Para garantir a máxima segurança na demonstração do veículo de teste, os engenheiros da Nissan verificaram um extenso número de cenários possíveis ao longo da rota de condução, adicionaram uma função de paragem imediata para emergências e introduziram redundâncias intencionais.



Nos planos da Nissan está a implementação de uma fase de demonstração de serviços com aproximadamente 20 veículos, também em Yokohama, ao longo dos anos fiscais de 2025 e 2026, estando a construir uma estrutura operacional e um ecossistema de serviços com as partes interessadas. A partir dos resultados dos testes, no ano fiscal de 2027, a Nissan pretende fornecer serviços de mobilidade de condução autónoma, em colaboração com municípios e operadores de transporte, com monitorização remota.

 

Esta iniciativa será promovida em cooperação com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo e a cidade de Yokohama, ao abrigo dos esforços ministeriais para a criação de novos serviços de mobilidade autónoma através do Comité de Aceleração da Mobilidade de Nível 4.

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