Newey "arranca" na Aston Martin a 1 de março
- Pedro Junceiro
- 23 de jan.
- 2 min de leitura
Apelidado de “mago” da aerodinâmica, Adrian Newey irá iniciar funções na equipa Aston Martin de Fórmula 1 no próximo dia 1 de março, tendo a seu cargo o trabalho de desenvolvimento do monolugar para 2026, ano em que entrará em vigor um novo conjunto de regras técnicas.

Confirmado na Aston Martin desde meados de 2024, Adrian Newey já tem data para iniciar funções na equipa britânica, sendo a 1 de março de 2025 que o engenheiro e “designer” terá a seu cargo o desenvolvimento do monolugar da equipa para 2026.
Newey, que conta no seu currículo com um total de 25 títulos da modalidade, cumpre a parte final de um período sabático que lhe foi imposto após a saída da Red Bull Racing. O britânico começará a trabalhar na sede da equipa, em Silverstone, a partir de março de 2025, assumindo uma nova função como Diretor Técnico Executivo, preparando os novos carros para 2026.
No caso da Aston Martin, Newey terá também o desafio suplementar de preparar a integração das unidades de potência da Honda e dos combustíveis sustentáveis da Aramco, utilizando também o mais recente túnel de vento criado pela marca.

Lawrence Stroll, Presidente Executivo da Aston Martin Aramco Formula One Team, disse que “esta é uma grande notícia. O Adrian é o melhor do mundo naquilo que faz – está no topo do seu jogo – e estou incrivelmente orgulhoso por ele se juntar à equipa. É a maior história desde que o nome Aston Martin regressou ao desporto e outra demonstração da nossa ambição de construir uma equipa de Fórmula 1 capaz de lutar por campeonatos mundiais”.
"O Adrian partilha a nossa fome e ambição, acredita neste projeto"
“Quando viu o que construímos em Silverstone – o nosso incrível Campus de Tecnologia AMR, o talentoso grupo de pessoas que reunimos e o mais recente túnel de vento do desporto – compreendeu rapidamente o que estamos a tentar alcançar. Estamos a falar a sério e ele também. O Adrian partilha a nossa fome e ambição, acredita neste projeto e vai ajudar-nos a escrever o próximo capítulo da história da Aston Martin Aramco na Fórmula 1”, completou o bilionário. Por seu turno, Newey, que tem passagens pelas equipas March, Williams, McLaren e Red Bull Racing, declarou-se “entusiasmado por me juntar à Aston Martin”.
“Fiquei extremamente inspirado e impressionado com a paixão e o empenho que o Lawrence coloca em tudo aquilo em que está envolvido. O Lawrence está determinado em criar uma equipa de topo mundial. O seu empenho é demonstrado no desenvolvimento do novo Campus Tecnológico da AMR e do túnel de vento em Silverstone, que são de última geração e têm uma configuração que cria um ótimo ambiente para trabalhar. Juntamente com grandes parceiros como a Honda e a Aramco, eles têm todas as peças-chave da infraestrutura necessária para fazer da Aston Martin uma equipa vencedora de campeonatos mundiais e estou ansioso por ajudar a atingir esse objetivo”.
Comentarios