top of page
Foto do escritorJosé Caetano

Newey abandona Red Bull

Ponto final na especulação: o engenheiro britânico de 65 anos abandona a equipa austríaca, após 18 de anos de relação que valeram 7 títulos mundiais de pilotos (4 com Sebastian Vettel e 3 com Max Verstappen), 6 de Construtores, 118 vitórias em grandes prémios e, ainda, 101 “pole position”!



É o fim de “novela” que alimentava especulações e rumores na Fórmula 1, mesmo desconhecendo-se o futuro do engenheiro britânico de 65 anos na Red Bull desde 2006: a escuderia austríaca, em comunicado, anunciou que Adrian Newey deixa a direção técnica dos bicampeões mundiais quase de imediato, mas a relação com a empresa termina durante o 1.º trimestre de 2025. Até lá, concentração absoluta na fase final de desenvolvimento do RB17, hipercarro com V8 biturbo apoiado por sistema híbrido, associação que rende mais de 1100 cv, de acordo com fontes por dentro do projeto do 1.º automóvel de companhia que planeia produzir apenas 50 exemplares!

 

Desconhece-se o futuro de Newey no pós-Red Bull, mas este engenheiro britânico com currículo ganhador é pretendido por (quase) todas as escuderias de ponta da Fórmula 1 e tem o nome associado tanto a Ferrari como a McLaren e Aston Martin! Na formação austríaca e sob a liderança de Christian Horner, homem no centro de polémica desde o inverno de 2023, Adrian ganhou 13 títulos mundiais, 7 de Pilotos e 6 de Construtores. Também durante a relação profissional iniciada em 2006, 118 vitórias em grandes prémios e 101 “pole position”, contabilizando-se a 1.ª posição na grelha e o 1.º lugar na edição de 2008 do Grande Prémio de Itália (Monza), com a Scuderia Toro Rosso e o alemão Sebastian Vettel.



“Desde muito novo, sonhava com o desenho de automóveis rápido. Sempre tive o sonho de trabalhar na Fórmula 1 e, felizmente, consegui realizá-lo. Durante quase duas décadas, tive o privilégio de desempenhar um papel-chave numa equipa que arrancou do zero e foi capaz de tornar-se ganhadora. No entanto, penso que é este o momento de passar o testemunho e procurar desafio novo, mas somente depois de terminar o processo de desenvolvimento do RB17, o meu foco principal a partir deste momento», disse Newey. «Quero agradecer a todas pessoas extraordinárias com que trabalhei na Red Bull nos últimos 18 anos. E tenho a certeza que a equipa está muito bem preparada para enfrentar o futuro. Finalmente, permitam-me esta nota espcial de agradecimento aos acionistas da Red Bull, ao Christian, ao amigo e ao parceiro de negócios, e ao Eddie Jordan, o meu representante», concluiu.



Britânico a caminho da Ferrari, Verstappen talvez na porta de saída

Independentemente do acordo com a Red Bull para finalizar o desenvolvimento do RB17, Newey encontra-se livre para assinar contrato com equipa concorrente dos austríacos já para 2025, facto que faz soar os alarmes no quartel-general de Milton Keynes. O acordo anunciado hoje também prevê que o britânico participe nalguns fins de semana do Mundial de 2024, nomeadamente no Grande Prémio de Miami a realizar no domingo, mas pressupõe-se que Adrian terminou a colaboração com o departamento técnico da escuderia, por isso não participando em mais encontros sobre os desenvolvimentos a introduzir no monolugar deste ano, muito menos em reuniões para preparar a sucessão do RB20 de Verstappen e Pérez.

 

O contrato de Newey com a Red Bull terminava só no fim de 2025 e tinha cláusula que impedia o ingresso noutra equipa nos 12 meses posteriores ao fim da relação com os austríacos, mas os representantes legais do britânico conseguiram acordo diferente, por permitir que o engenheiro mais bem-sucedido da Fórmula 1 assuma compromisso com entidade nova em março do próximo ano. A Ferrari encontra-se na “pole position” para contratá-lo, depois de recusada proposta de Aston Martin, de acordo com várias fontes. Em 2025, na Scuderia, piloto novo: Lewis Hamilton!



Na Fórmula 1, regulamento técnico novo em 2026, o que torna Newey (ainda) mais atrativo. Já a Red Bull, depois da batalha pelo controlo do poder na equipa durante o inverno do ano passado, encontra-se confrontada com problema complexo, pois teme-se que o adeus de Adrian possa originar mais saídas, o que coloca em causa até a permanência na escuderia do tricampeão mundial Max Verstappen, piloto na “agenda” da… Mercedes.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page