Nato na “pole”, Félix da Costa terceiro
- José Caetano
- há 5 dias
- 2 min de leitura
António Félix da Costa (Porsche) conseguiu a terceira posição na grelha de partida para o e-Prix de Miami, ronda 5 do Mundial de Fórmula E. Na qualificação, o piloto português venceu o Grupo B e, nos Duelos, foi derrotado por Jake Dennis (Andretti) nas “meias”, depois de impor-se a David Beckmann (Cupra KIRO) nos “quartos”. E, na final, Norman Nato (Nissan) conseguiu a primeira “pole” da carreira!

O resultado da qualificação para o ePrix de Miami não pode deixar de considerar-se muito surpreendente, considerando a classificação do campeonato: nenhum DS, Jaguar e McLaren nos “duelos” que “arrumam” as primeiras quatro linhas da grelha de partida e determinam a “pole position” e os dois primeiros classificados no Mundial, Oliver Rowland (Nissan) e Taylor Barnard (McLaren), foram eliminados precocemente; o primeiro no Grupo A, que teve Félix da Costa como piloto mais rápido (1.24,796 m), e o segundo no B, que acabou com Robin Frijns (Envision) na primeira posição (1.24,756 m). E o campeão em título, Pascal Wehrlein (Porsche), também “saiu de cena” de forma inesperada (apenas quinto no Grupo B, a 0,027 s do apuramento).

Nos duelos, nos quartos de final, Dennis (Andretti) “contra” Vandoorne (Maserati), Beckmann (Cupra KIRO) “contra” Félix da Costa (Porsche) e Nato (Nissan) “contra” Frijns (Envision). No final da primeira eliminatória com os 350 kW à disposição nos monolugares elétricos (mais 50 kW do que durante a fase de grupos), Dennis, Félix da Costa, Nato e Frijns vencedores. Na meia-final 1, o campeão de 2022-23 frente ao de 2019-20 – os pilotos encontraram-se pela quarta vez na fase da qualificação, com António em vantagem no confronto direto (2-1), mas Jake venceu-o por 0,021 s e apurou-se para a final com Norman, que derrotou Robin, por 0,295 s. E, assim, português confirmado na terceira posição da grelha de partida.

“Tenho de admitir que estou um pouco frustrado. Esta temporada, estamos fortes em qualificação, mas a ‘pole position’ continuam a fugir-nos. Mas, tenho de sentir-me satisfeito com a terceira posição da grelha de partida”, afirmou António, piloto com oito “poles” na Fórmula E, a última em julho de 2022, na ronda 12 do Mundial de 2021-22, no circuito de Brooklyn (Nova Iorque), ainda com a DS. Menos mal: os dois homens à frente do português no campeonato, Rowland e Barnard, arrancam para a corrida de posições muitos piores (o primeiro de 16.º, o segundo de 11.º) e, por isso, encontram-se expostos aos incidentes comuns nos primeiros metros dos e-Prix.
Na final, Norman Nato, com 1,23,037, derrotou Dennis por 0,129 s e comemorou a primeira “pole position” da carreira na Fórmula E, somando, também, os primeiros pontos (três) nesta Época 11 do Campeonato do Mundo de monolugares elétricos.
Comments