Elon Musk foi confirmado por Donald Trump para um cargo no recém-criado Departamento de Eficiência Governamental. O responsável máximo da Tesla, X e da SpaceX vai liderar esse departamento, destinado a reduzir a burocracia, em conjunto com Vivek Ramaswamy, atuando como “satélite” do executivo da Casa Branca.
Apoiante da candidatura de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos da América (EUA), Elon Musk vai ajudar a futura administração de Trump a tornar a gestão do país mais eficiente e com menos custos.
Musk desempenhou um papel importante na campanha do político, tendo chegado mesmo a promover lotarias de milhões de dólares a quem se comprometesse com o seu voto no ex-Presidente americano que concorreu contra Kamala Harris pelo lugar na Casa Branca, acabando por vencer por larga margem.
Agora anunciado, o Departamento de Eficiência Governamental, que era uma promessa de Trump para reduzir a burocracia e os gastos excessivos em pessoal e atos associados, será liderado em conjunto por Elon Musk e por Vivek Ramaswamy, que também chegou a ser um dos potenciais candidatos dos Republicanos à Casa Branca. Ramaswamy.
Ambos irão trabalhar à margem da administração, mas em proximidade com Trump, com vista “ao desmantelamento da burocracia governamental, reduza o excesso de regulamentação, corte nas despesas supérfluas e reestruture as agências federais”, de acordo com as palavras do recém-eleito Presidente, que tomará posse em janeiro.
O trabalho de Musk e de Ramaswamy será feito sempre fora do âmbito governamental, sublinha Trump, e deverá estar concluído até ao dia 4 de julho de 2026, ou seja, a data da comemoração do 250º aniversário da assinatura da Declaração de Independência dos EUA.
Comentários