top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Diesel mais eficiente é chinês!

Atualizado: 1 de mai.

A chinesa Weichai Power, no Congresso Mundial de Motores de Combustão Interna, apresentou mecânica a gasóleo com uma eficiência recorde acima dos 53%!



Enquanto os grandes construtores automóveis orientam as suas prioridades para a eletrificação, muitas outras companhias continuam a promover a evolução dos motores de combustão interna, sobretudo para atuações em que a eletrificação está longe ainda de ser a norma.

 

O mais recente exemplo foi dado pela Weichai Power, que deu a conhecer, durante o Congresso Mundial de Motores de Combustão Interna, em Tianjin, o um novo motor Diesel com eficiência térmica de 53,09%, um recorde certificado pela autoridade alemã de certificações TÜV SÜD e pelo Centro Automóvel de Pesquisa e Tecnologia da China.



Face a motores equivalentes, que a Weichai Power aponta terem uma média de eficiência térmica em torno dos 45%-46%, o seu novo motor permitirá uma poupança de combustível em torno dos 14% e uma redução de 9,7 milhões de toneladas em emissões de CO2 para a atmosfera quando aplicado em pesados e maquinarias que percorram 250.000 km/ano.


Teoricamente, pensa-se que a maior eficiência térmica dos novos motores de combustão, se combinada com combustíveis renováveis, ajuda a tornar este tipo de mecânicas de combustão interna exequíveis para atingir a neutralidade carbónica

Com efeito, esta motorização – que se destaca pela redução das fricções internas, combustão de alta expansão, turbina do turbocompressor de fluxo misto e injeção direta de alta eficiência – não está pensada para os automóveis ligeiros, mas sim para os veículos pesados de mercadorias e também para aplicações específicas como máquinas industriais e de construção, barcos estações de geração de energia para centros médicos e habitacionais.

 




0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page