O anúncio da Comissão Europeia (CE) de imposição de taxas adicionais sobre automóveis provenientes da China está a causar preocupação entre os fabricantes chineses. A MG, da gigante SAIC, poderá ser uma das mais afetadas, com uma taxa adicional de 38,1%.
A Comissão Europeia revelou recentemente a sua intenção de impor taxas adicionais aos automóveis provenientes da China, na sequência de uma investigação (ainda em curso) aos subsídios locais estatais que, de acordo com a instituição europeia, estão a promover um ambiente de concorrência desleal no Velho Continente.
Com as taxas a variarem entre os diferentes construtores chineses (embora os outros automóveis produzidos na China de marcas como a BMW, Volvo ou Tesla também sejam afetados), a MG, pertencente ao grupo SAIC Motor, admite estar a seguir a situação com atenção. Recorde-se que a MG é uma das que poderá ser mais penalizadas, a confirmarem-se as taxas impostas pela CE, já que terá um valor adicional de 38,1%.
Em comunicado, adianta que “respeita o processo regulatório em curso e acredita na importância de um mercado justo e competitivo”, sublinhando a “preocupação da MG Motor que a aplicação de um direito adicional, que pode atingir até 38,1%, possa criar desafios para os nossos clientes e parceiros”.
“Estamos empenhados em garantir que esta situação seja tratada com a máxima calma e serenidade. A MG Motor continua focada e dedicada em comercializar soluções de mobilidade elétrica acessíveis e a promover a transição para um modelo de transporte cada vez mais sustentável, alinhado com o compromisso europeu face ao combate às alterações climáticas”, prossegue a marca de origem britânica, embora agora detida pela SAIC, que tem vindo a levar a cabo um processo de expansão faseado na Europa.
No mesmo documento, a MG Motor insta “a um maior e melhor diálogo, construtivo e cooperante, entre a Comissão Europeia e os seus parceiros internacionais, incluindo a China, para encontrar soluções que fomentem a concorrência justa e o desenvolvimento sustentável”.
“O crescimento sólido e a excelente performance que a MG Motor sedimenta na União Europeia refletem o nosso investimento contínuo em inovação, segurança e fiabilidade. Nos últimos dez anos, a SAIC investiu aproximadamente 20 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento, registando mais de 26.000 patentes, com um grande objetivo de criar uma cadeia de abastecimento avançada e eficiente”.
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