Na Mercedes-Benz, geração nova do CLA no próximo ano, a terceira desde 2013! A berlina de 4 portas antecipada em setembro de 2023 pelo CLA Concept baseia-se numa arquitetura técnica moderna, (MMA) que “admite” o recurso a motorizações elétricas e híbridas. O fabricante de Estugarda, Alemanha, para “abrir caminho” ao arranque da produção, divulgou imagens de protótipo(s) em testes.
A história do CLA conta-se mais rapidamente do que a controvérsia originada pelo primeiro automóvel da série, que tinha desenho diferente do habitual nas berlinas da marca alemã e, sobretudo, tração dianteira em vez de traseira, por basear-se na mesma plataforma (MFA) do Classe A. Em 2019, na segunda geração, manteve-se a fórmula. Agora, anuncia-se a terceira para 2025 e com novidades importantes.
O automóvel antecipado pelo CLA Concept de 2023 tem arquitetura técnica nova, a plataforma MMA, e conta com versões elétricas (para aumento da eficiência, de acordo a Mercedes, recurso a transmissão com duas velocidades) e eletrificadas, por anunciar-se, igualmente, a produção do modelo com motor 2.0 Turbo apoiado por máquina elétrica integrada no módulo da caixa – o sistema será fabricado pela Horse, empresa propriedade da Geely e do Grupo Renault.
Para a terceira geração do CLA, a Mercedes também trabalha no desenvolvimento de sistema operativo novo (MB.OS) com assistente virtual apoiado por inteligência artificial. A marca da estrela, para antecipar o automóvel novo, revelou fotografias de protótipos em testes e vídeo com a participação do administrador-delegado do construtor, Ola Källenius.
Para o Concept CLA Class apresentado em setembro de 2023, prometiam-se mais de 750 km de autonomia
Para o Concept CLA Class apresentado em setembro de 2023, prometiam-se mais de 750 km de autonomia e arquitetura elétrica de 800V que beneficiava muito quer a eficiência energética, quer a potência/velocidade de carregamento da bateria. A berlina será posicionada na gama de compactos da marca da estrela, que passará a contar com quatro modelos, menos três do que os sete baseados na plataforma MFA2 no catálogo atual (Classe A, Classe B, Classe A Limousine, CLA Coupé, CLA Shooting Brake, GLA/EQA e GLB/EQB).
No fim do ano passado, a empresa decidiu mudar de rumar e (re)concentrar-se na produção de topos de gama como o Classe A ou o Classe G, por serem muito mais lucrativos. A Mercedes, que persegue margens na ordem dos 14%, pretende baixar o “peso” dos compactos nas vendas até 2026. Nos primeiros nove meses de 2024, a marca vendeu 57.960 Classe A, 40.094 CLA e 11.759 CLB, registos inferiores aos de 2023 e aquém dos de Audi A3 e BMW Série 1.
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