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Mercedes-Benz W 25: O automóvel que deu início à era dos Silver Arrows celebra 90 anos

A marca de Estugarda está a celebrar o 90º aniversário da estreia vitoriosa do W 25, o primeiro Silver Arrow da sua história e vencedor da Corrida Eifel realizada em Nürburgring a 3 de junho de 1934



Foi exatamente há 90 anos que o monolugar W 25 deu início à tradição dos Silver Arrows, designação que desde então acompanha os automóveis de corrida da Mercedes-Benz. Estreou-se na Corrida Eifel, em Nürburgring, a 3 de junho de 1934, tendo vencido essa primeira prova em que participou com o piloto Manfred von Brauchitsch ao volante. O W 25 bateu, inclusivamente, o recorde da pista com uma velocidade média de 122,5 km/h. A fundo, o W 25 conseguia, no entanto, superar os 300 km/h.



Com um peso de apenas 750 kg, o W 25 foi construído com um único propósito: vencer. Assim, não é de estranhar que à frente do piloto e do grande volante de aro estreito os “luxos” se resumam a um conta-rotações e aos indicadores de temperatura do óleo e água. Mesmo há 90 anos, o W 25 já revelava a importância da aerodinâmica no desempenho em pista, contando igualmente com fechos rápidos no capot caso fosse necessário abri-lo numa paragem na box.



Silver Arrow, mas porquê?

Segundo reza a história contada pelo responsável máximo do departamento de competição da Mercedes-Benz, Alfred Neubauer, o W 25 surgiu na linha de partida da Corrida Eifel “despido” da habitual pintura branca e com a sua carroçaria em alumínio totalmente exposta. Esta foi a solução encontrada para reduzir o peso em 1 kg, colocando, assim, o W 25 em conformidade com o regulamento que definia os 750 kg como limite.



O modelo pode ser visto no Museu da Mercedes-Benz, em Estugarda, no Legend Room 7, estando exposto na famosa curva da sala “Silver Arrows – Races and Records”.

O projeto do monolugar alemão começou em 1933 e o seu desenvolvimento prolongou-se até 1936. Fez a sua estreia utilizando um motor de 8 cilindros em linha, com 3.4 litros de cilindrada, sobrealimentado com compressor para atingir uma potência máxima de 354 cavalos. No ano seguinte, a mecânica foi evoluída para 4 litros de capacidade e a potência subiu para 430 cavalos.

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