top of page
Foto do escritorJoão Isaac

Mercedes recicla baterias na Alemanha

Objetivo da nova operação de reciclagem instalada em Kuppenheim é recuperar até 96% dos materiais que constituem as baterias que alimentam os automóveis elétricos.



A Mercedes-Benz inaugurou uma nova fábrica de reciclagem de baterias em Kuppelheim, no sul da Alemanha, instalações que terão como objetivo recuperar os materiais que compõem as baterias dos automóveis elétricos quase na sua totalidade. As instalações destacam-se por serem as primeiras a integrarem um inovador e mais eficiente processo mecânico-hidrometalúrgico, criando assim uma verdadeira economia circular.


A marca de Estugarda espera reciclar até 96% dos materiais presentes nas baterias

A marca de Estugarda espera reciclar até 96% dos materiais presentes nas baterias, recuperando elementos raros como o lítio, níquel e cobalto de forma que possam inclusivamente ser reutilizados na produção de novas baterias para os futuros elétricos. O parceiro tecnológico da Mercedes-Benz é a Primobius, uma joint-venture entre a empresa alemã SMS Group e a australiana Neometals.



O inovador e abrangente processo de reciclagem da Mercedes-Benz inclui todas as etapas necessárias, desde a trituração dos módulos das baterias até à sua secagem e posterior processamento dos materiais ativos. Através de um processo mecânico selecionam-se e separam-se os plásticos, o cobre, o alumínio e o ferro. O processo hidrometalúrgico a jusante é dedicado à chamada massa negra, a qual inclui os materiais ativos que constituem os elétrodos das células das baterias. Metais como o cobalto, o níquel e o lítio são extraídos individualmente num processo químico composto por várias fases.


Primeira fábrica de reciclagem de baterias com processo mecânico-hidrometalúrgico

“A Mercedes-Benz estabeleceu o objetivo de construir os automóveis mais desejáveis de uma forma sustentável. Como pioneira na engenharia automóvel, a primeira fábrica de reciclagem de baterias com processo mecânico-hidrometalúrgico integrado da Europa constitui um marco fundamental para o reforço da sustentabilidade das matérias-primas. Juntamente com os nossos parceiros da indústria e da ciência, estamos a dar um forte sinal de força inovadora para a mobilidade elétrica sustentável e a criação de valor na Alemanha e na Europa”, Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG.



Como principais vantagens relativamente ao método de pirometalurgia atualmente estabelecido na Europa, a marca refere que o processo hidrometalúrgico é menos exigente em termos de consumo de energia – temperaturas de operação inferiores, até um máximo de cerca de 80 graus Celsius – bem como gera menos desperdício de material. Como argumento adicional da unidade de reciclagem agora inaugurada, esta é alimentada exclusivamente com eletricidade proveniente de energias renováveis. A fábrica tem uma capacidade anual de processamento de 2.500 toneladas, reciclagem com potencial para ajudar a produzir cerca de 50.000 módulos de bateria novos todos os anos.



“O futuro do automóvel é elétrico e as baterias são um componente essencial para isso. Para produzir baterias de uma forma sustentável e que conserve os recursos, a reciclagem também é fundamental. A economia circular é um motor de crescimento e, ao mesmo tempo, um elemento essencial para alcançar os nossos objetivos climáticos. Felicito a Mercedes-Benz pela sua coragem e visão demonstradas por este investimento em Kuppenheim. A Alemanha continua a ser um mercado de ponta para tecnologias novas e inovadoras”, Olaf Scholz, Chanceler da República Federal da Alemanha.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page