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Mercedes: Nível 4 de condução autónoma à prova na China

A Mercedes-Benz é, oficialmente, o primeiro fabricante não doméstico a obter aprovação de Pequim para testar automóveis com tecnologias de condução autónoma de Nível 4 na China.



Num momento importante para o desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma, a Mercedes-Benz garante ter recebido autorização para testar condução automatizada de Nível 4 em estradas urbanas e auto-estradas designadas em Pequim, na China.


Este passo visa explorar novos avanços de tecnologia de ponta no desenvolvimento de software e hardware para os sistemas de condução automatizada

 

Este passo visa explorar novos avanços de tecnologia de ponta no desenvolvimento de software e hardware para os sistemas de condução automatizada com o potencial de aplicação futura em automóveis de produção em série. Para estes testes de Nível 4, a Mercedes-Benz irá avaliar o desempenho do sistema de condução autónoma em várias condições e explorando a integração profunda da perceção.


Dois Classe S da Mercedes-Benz serão atualizados tecnologicamente e irão servir de veículos de teste para o nível 4 de condução autónoma, surgindo com um vasto conjunto de sensores concebidos especificamente para o projeto, incluindo LiDAR, sensores de radar e câmaras. Esses veículos contarão, ainda, com sistemas redundantes para aumentar ainda mais a segurança do sistema.



Em áreas urbanas movimentadas, os veículos de teste estão a ser desenvolvidos para participarem no tráfego normal e efetuarem, de forma segura e eficiente, manobras como viragens à esquerda desprotegidas, navegação em rotundas, inversões de marcha e estacionamento. Nas auto-estradas, os veículos de teste podem efetuar mudanças de faixa automáticas quando o veículo da frente abranda e podem passar por estações de portagem. Em situações extremas, o veículo executa uma manobra de risco mínimo e encontra um local seguro para parar.


O Nível 4 de condução autónoma (de um total de seis, no qual o Nível 0 representa a total ausência de ajudas e o Nível 5 a total autonomia do veículo)

 

O Nível 4 de condução autónoma (de um total de seis, no qual o Nível 0 representa a total ausência de ajudas e o Nível 5 a total autonomia do veículo) representa já um enorme avanço tecnológico: em cenários e ambientes definidos, o veículo pode realizar tarefas de condução sem que o condutor precise de estar pronto para assumir o controlo em qualquer momento.

 

"Desde que inventámos o automóvel, há 138 anos, a Mercedes-Benz tem estabelecido continuamente novos padrões globais com tecnologias inovadoras. O atual desenvolvimento e introdução de sistemas de condução automatizados está a redefinir o papel do automóvel”, referiu Thomas Schäfer, membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz e Diretor de Tecnologia, Desenvolvimento e Aquisições.



“Oferecemos mais de 40 sistemas de assistência ao condutor, incluindo funcionalidades melhoradas de Nível 2, e somos o primeiro fabricante de automóveis com um sistema de Nível 3 no mercado. Com a nova aprovação para testar a tecnologia de Nível 4 na área de Pequim, para posterior utilização em veículos privados em todo o mundo, a Mercedes-Benz dá um salto em frente no caminho para a condução autónoma”, reforçou.


A Mercedes-Benz e a WeRide receberam conjuntamente a aprovação para testes de condução automatizada de nível 4, emitida pelo Gabinete da Zona de Demonstração de Condução Automatizada de Alto Nível de Pequim.

 

Recorde-se que a marca alemã é uma das que também trabalhado bastante neste campo, enfrentando concorrência de outros construtores e grupos tecnológicos, como a Alphabet (com a sua divisão Waymo) ou a Tesla.

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