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Mercedes-AMG GT em versão "light" com motor 2.0

A tendência de ‘downsizing’ na Mercedes-AMG prossegue e nem o emblemático coupé desportivo GT escapa, com a versão 43 a receber um motor 2.0 Turbo de 4 cilindros, com 421 cv de potência e 500 Nm de binário.



A marca alemã tem vindo a reduzir o número de cilindros dos motores de algumas das versões desportivas da sua gama, com o AMG GT Coupé a ser o mais recente exemplo. A variante 43, apontada aos puristas, confia num motor AMG sobrealimentado de 421 CV, mas com alguns desenvolvimentos importantes, como o turbocompressor elétrico que aproveita os gases de escape, numa tecnologia derivada da Fórmula 1.

 

Apontando como vantagens a maior ligeireza de um bloco de 4 cilindros, a marca de Affalterbach destaca também a importância da eletrificação, graças ao sistema elétrico de 48V que é utilizado para acionar o turbo e que também alimenta o motor de arranque/gerador acionado por correia. Esta arquitetura elétrica proporciona um aumento adicional de 10 kW/14 cv para uma ligeira melhoria das prestações.



Este sistema elétrico de bordo de 48V também permite funções como a recuperação da energia de desaceleração para uma eficiência ainda maior e melhora a suavidade nas transições entre as funções start-stop e "roda livre".

 

Apenas com tração às rodas traseira, o AMG GT 43 pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos e atingir uma velocidade de ponta de 280 km/h.

 

A complementar o compêndio técnico deste AMG está a caixa Speedshift MCT 9G, concebida para ser mais ligeira e rápida na interpretação das respostas ao acelerador. O "software" desenvolvido permite uma melhoria dos tempos de passagem entre velocidades e reduções de caixa múltiplas. A atuação da caixa também tem funcionamento alterado consoante os modos de condução selecionados a partir do seletor AMG Dynamic Select, com maior prontidão em Sport e Sport+, que inclui ainda uma função de arranque parado Race Start.



Aerodinâmica ativa 

A marca também destaca a adição do sistema de controlo ativo do fluxo do ar (Airpanel) para melhorar a eficiência aerodinâmica, com as lamelas horizontais superiores a abrirem ou a fecharem por comando elétrico e consoante as necessidades de refrigeração. Normalmente, esses espaços estão fechados, mesmo a altas velocidades, reduzindo assim a resistência ao ar, abrindo apenas quando as temperaturas atingem um determinado valor ou quando as exigências térmicas assim o exigem.

 

Outro componente de acionamento ativo é o "spoiler" traseiro extensível que, em posição normal, está integrado na silhueta do AMG GT 43, estendendo-se então conforme as condições de condução. A partir de 80 km/h, o "spoiler" adota até cinco ângulos distintos para melhorar a estabilidade ou reduzir a resistência ao ar.


Quanto ao "design" exterior, existem diferenças a apontar face aos outros modelos da gama, nomeadamente no para-choques dianteiro com entradas de ar à largura do veículo, bem como a largura de vias reduzida sublinhada por cavas das rodas mais esguias. O para-choques traseiro foi igualmente retocado, com saídas de escape redondas para sublinhar o seu aspeto mais elegante. Esta versão vem de série com jantes de 19'', mas pode chegar às 21'' em unidades opcionais.



Chassis afinado para a agilidade 

De série, o AMG GT 43 conta com a suspensão AMG com molas em aço e amortecedores de alta performance em alumínio (para baixo peso), com uma estrutura multibraços na dianteira para melhorar a dinâmica. Um esquema semelhante é oferecido na traseira, com cinco pontos de ancoragem. O ângulo de inclinação das rodas (câmber) e a rigidez foram pensadas para elevada velocidade de passagem em curva, melhorando a superfície de contacto dos pneus com o asfalto.

 

O sistema de amortecimento adaptativo AMG Ride Control também marca presença como opção, podendo assim controlar os níveis de amortecimento de forma automática a partir da análise de diversos parâmetros, como a aceleração e trajetória das rodas, para assim oferecer um controlo otimizado do chassis e da estabilidade em curva ou, por outro lado, do conforto. A este respeito, a marca propõe o AMG Dynamic Select de série com programas de condução selecionáveis, entre o mais confortável Comfort e o mais desportivo Sport+. Adicionalmente, o chassis AMG Ride Control também pode ser ajustado em três patamares, de forma isoladas dos programas de condução. O pacote opcional AMG Dynamic Plus adiciona um outro programa de condução, o Race, que torna as reações gerais muito mais apuradas.



Outro componente que adiciona competência e retira peso é a possibilidade de contar com sistema de travagem em materiais compósitos, com discos ventilados e perfurados de 390 x 36 mm e seis pistões fixos à frente e de 360 x 26 mm na traseira. Este sistema foi pensado para oferecer elevada capacidade de paragem e resistência à fadiga, melhorando também a dinâmica uma vez que são mais leves.

 

Opcional é ainda o sistema de eixo traseiro direcional, que pode girar as rodas traseiras no sentido oposto das dianteiras (até 100 km/h) ou no mesmo sentido (acima de 100 km/h), melhorando dessa forma a agilidade geral, tanto em percursos urbanos ou nacionais, como em autoestrada.



Interior mantém filosofia 2+2 

Naquilo que a marca denominada de interior "hiperanalógico", ou seja, numa combinação entre os elementos analógicos e os digitais, a Mercedes-AMG destaca o painel de instrumentos totalmente digital (de visão tridimensional), que pode ser personalizado com vistas selecionáveis individualmente. No centro do "tablier" está o monitor tátil multimédia de 11,9'' com formato vertical, albergando o mais recente sistema MBUX da marca alemã, com utilização intuitiva de comandos por voz e capacidade de aprendizagem. Como já é hábito nos modelos da AMG, dispõe de conteúdo específico como os menus AMG Performance ou o AMG Track Pace. O AMG GT 43 está equipado de série com bancos desportivos AMG ajustáveis elétrica ou manualmente em pele Nappa, consoante o tipo de banco selecionado, com os compradores a poderem ainda adquirir os bancos AMG Performance opcionais, com apoios de cabeça integrados e maior apoio lateral.

 

Os bancos traseiros para crianças foram mantidos, melhorando a sua funcionalidade, tanto mais que o encosto pode ser rebatido para ampliar o espaço de carga para bagagens.



AMG Dynamic Plus para maior adrenalina  

O pacote opcional AMG Dynamic Plus foi criado pela Mercedes-AMG para os condutores que procuram uma abordagem mais extrema do GT 43, com uma série de componentes integrados que melhoram as suas prestações.

 

Entre os diversos elementos que compõem este pacote estão os suportes de motor dinâmicos que ligam o motor à carroçaria de forma mais flexível ou rígida, o diferencial traseiro bloqueável AMG que distribui melhor a potência entre as rodas traseiras, o programa de condução Race pensado para utilização em pista e aerodinâmica ativa escondida na dianteira, com um perfil em carbono que pode ser estendido para a frente em cerca de 40 mm para melhorar a estabilidade (a partir dos 80 km/h).

 

A asa traseira fixa na tampa da bagageira e as maxilas de travão pintadas em amarelo são outros atributos deste pacote.



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