top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

McMurtry destrói recorde na estreia nos EUA

O pequeno automóvel elétrico McMurtry Spéirling fez a sua estreia nos EUA e arrebatou outro recorde, desta vez o da Rampa de Laguna Seca, que integra a icónica “Corkscrew” ("saca-rolhas"). O máximo anterior foi derrubado por 6 segundos!



Inspirados pelo sucesso registado pela rampa do Festival de Goodwood, os proprietários do circuito americano de Laguna Seca decidiram criar um evento similar em que, partindo da reta da meta (mas em sentido inverso ao usual), aproveitam as curvas 11, 10, 9 e a lendária Corkscrew para mais uma competição desportiva para testar os limites dos automóveis.


Com nome oficial de “Reverse Corkscrew Hillclimb”, esta prova realizou-se apenas pela terceira vez.

 

Com nome oficial de “Reverse Corkscrew Hillclimb”, esta prova teve a sua terceira edição em 2024 e o McMurtry Spéirling conquistou mais dois recordes, também pelas mãos de Max Chilton, ex-Fórmula 1 e IndyCar, que tem sido o piloto de serviço do Spéirling.



O facto de contar com motor elétrico capaz de cerca de 1000 cv e de dispor de ventoinha que quase o “cola” ao asfalto faz com que o McMurtry seja particularmente impressionante na rapidez de arranque e na velocidade de passagem em curva, por isso dando tão poucas hipóteses a todos os rivais com que é confrontado.

 

Seis segundos mais veloz 

O primeiro recorde batido diz respeito ao tempo no traçado mais longo utilizado em eventos anteriores. Chilton cumpriu o trajeto em 28,6 segundos, sendo 6 segundos mais veloz do que o recorde anterior, propriedade de um Lotus Type 77 (34,69 segundos). Na competição com o traçado mais curto, revisto para a edição deste ano, também houve recorde, com um melhor tempo em 21,958 segundos. Um Ford Falcon de 1967, com 29,004 segundos, ficou em segundo lugar e um Ferrari SF90 Stradale de 2022, com 29,822 segundos, conseguiu a terceira posição.



O Spéirling utiliza a bateria P50B avançada da Molicel, com a marca a indicar que a versão de produção poderá fazer 20 minutos de condução em pista ao ritmo de um GT3 antes de ter de recarregar, operação que demora cerca de 20 minutos.


O Spéirling Pure promete ainda maiores capacidades em pista.

 

Já a versão de pista Spéirling Pure promete ainda maiores capacidades em pista, mantendo os elementos como a motorização elétrica de 1000 cv ou a ventoinha traseira, mas com modos de condução que permitem simular a entrega da potência de acordo com níveis de performance GT3, F1 ou IndyCar.

 

Depois de passar por diversos eventos nos EUA, o Spéirling Pure será vendido por preço na ordem dos 1,1 milhões de euros, mais impostos.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page