Pela 65.ª vez na história no Mundial e terceira em 2024, monolugares da escuderia britânica na primeira linha da grelha de partida para grande prémio. E comemora-o no momento determinante da temporada, com o título de construtores na linha do horizonte. Este domingo, no Abu Dhabi, pode ganhar o que venceu pela última vez em 1998, “protegendo” os 21 pontos de vantagem que tem sobre a Ferrari…
É o ponto final em temporada excitante na Fórmula 1, com o título de construtores a decidir-se apenas na ronda 24 de campeonato com 24 corridas! A vantagem está do lado da McLaren-Mercedes, que lidera o Mundial com mais 21 pontos do que a Ferrari e dominou a qualificação para a edição 16 do Grande Prémio do Abu Dhabi, posicionando os MCL38 na primeira linha da grelha de partida para as 57 voltas ao Yas Marina (13 horas em Portugal Continental).
A escuderia britânica conseguiu-o pela 65.ª vez na história da Fórmula 1 e terceira em 2024 (primeiras duas na Hungria e em Itália), com Lando Norris a superiorizar-se ao companheiro de equipa, Oscar Piastri, por 0,209 s, percorrendo os 5,281 km do Yas Marina em 1.22.595 m. Para o piloto inglês de 25 anos, nona “pole position” na categoria, oitava da temporada!
“Queremos vencer a Ferrari e este campeonato, mas queremos fazê-lo com estilo, ganhando a corrida!"
“Queremos vencer a Ferrari e este campeonato, mas queremos fazê-lo com estilo, ganhando a corrida! E podemos cumprir os dois objetivos, se continuarmos com o foco nos nossos objetivos. A equipa trabalhou de forma incrível durante todo o ano e merece ganhar este título”, disse Norris. “Estou convencido de que faremos tudo o que for possível para conquistarmos o campeonato, a ambição número um para o grande prémio, independentemente de quem seja o primeiro”, exclamou Piastri.
A Ferrari, que também não é campeã há muitos anos (último título em 2008!), tem missão (quase) impossível no Abu Dhabi. Além da desvantagem de 21 pontos para a McLaren, a Scuderia somou azares nesta qualificação, menos com Carlos Sainz, que abandona a equipa após este grande prémio, transferindo-se de imediato para a Williams, do que com Charles Leclerc, que foi apenas 14.º (até era o mais rápido em pista durante a Q2, mas violou o limite da pista e perdeu o registo!…) e arranca apenas de 19.º, por também ter de cumprir penalização, devido à troca da bateria do sistema híbrido do SF-24.
E o sucessor de Sainz na Ferrari, Lewis Hamilton, também teve dia mau e, por isso, conseguiu posicionar-se apenas em 16.º na corrida de “despedida” da Mercedes – o britânico de 39 anos, foi eliminado durante o primeiro segmento da qualificação, prejudicado por pino de proteção projetado para a pista pelo Haas-Ferrari de Kevin Magnussen que ficou preso sob o F1 W15!
As estáticas não melhoram a situação da Ferrari: nas primeiras 15 edições do Grande Prémio do Abu Dhabi, zero vitórias da Scuderia. A McLaren ganhou em 2011, com… Lewis Hamilton.
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