A Mazda anunciou que está a desenvolver um novo motor de combustão interna, denominado Skyactiv-Z, com a particularidade de ser muito mais eficiente e evoluído face aos seus atuais blocos. A primeira aplicação deste novo motor está prevista para 2027.
Mesmo na era da eletrificação, a Mazda não pretende abandonar os motores de combustão e continua a desenvolver novas soluções dentro desta tecnologia. A garantia é dada pela própria marca de Hiroxima, que confirmou o desenvolvimento de um novo motor de combustão interna, um bloco de quatro cilindros que irá substituir os motores Skyactiv-G e Skyactiv-X.
O anúncio deste novo motor foi feito no relatório financeiro da Mazda, divulgado no final da semana passada, com a companhia japonesa a adiantar que o bloco Skyactiv-Z utiliza o método de combustão lambda 1, o qual ambiciona uma eficiência térmica elevada através da realização de uma combustão bastante pobre numa faixa de rotações ampla – desde baixos a altos regimes.
Desta forma, jogando com a mistura de combustão do seu motor, a Mazda pretende melhorar o desempenho ambiental e de condução dos seus automóveis. Os ensinamentos retirados do desenvolvimento deste motor Skyactiv-Z serão também aplicados posteriormente nos motores de seis cilindros em linha que a marca tem na sua gama, melhorando a sua eficiência.
A marca japonesa tem como objetivo lançar este motor, que irá cumprir com as metas ambientais mais exigentes em vigor na Europa (Euro 7) e nos Estados Unidos da América (LEV4/Tier 4) em 2027, embora não se saiba ainda em que modelos e com que níveis de potência.
O que também já se sabe é que a Mazda vai levar a cabo uma estratificação dos seus motores térmicos, “consolidando gradualmente a quantidade geral de tipos de motor”. Esta medida pretende reduzir a complexidade de produção e da oferta de variantes.
Adicionalmente, prossegue o desenvolvimento das soluções de eletrificação com recurso aos motores “Wankel”, com a marca a adiantar que “cumprir as metas de emissões para o motor rotativo é muito desafiante, mas estamos a fazer bons progressos”. Neste sentido, a Mazda já reestabeleceu um Grupo de Desenvolvimento para os motores com rotores no passado mês de fevereiro.
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