top of page
Foto do escritorJosé Caetano

Max sem rivais na Áustria

Tricampeão mundial e comandante do campeonato de 2024, na qualificação para a edição 37 do Grande Prémio da Áustria, 20.ª no Red Bull Ring, consegue a quarta “pole position” no circuito de Spielberg – quinta, considerando-se a que conseguiu no Grande Prémio da Estíria realizado no mesmo circuito em 2021. É a sétima esta época e a 40.ª na Fórmula 1.



É o regresso da “monotonia” à Fórmula 1, tal a demonstração de superioridade de Max Verstappen na ronda 11 do Mundial de 2024. Poucas horas depois de vencer o terceiro Sprint da época 75 na história do campeonato, após arranque da primeira posição da grelha de partida, o neerlandês ganhou a “pole position” para o Grande Prémio da Áustria, cumprindo os 4,318 km do Red Bull Ring em 1.04,314 m. Lando Norris foi o segundo mais rápido da sessão, a 0,404 s!…


O neerlandês ganhou a “pole position” para o Grande Prémio da Áustria, cumprindo os 4,318 km do Red Bull Ring em 1.04,314 m.

Para o neerlandês, tricampeão mundial e comandante cada vez mais “solitário” do Mundial de 2024 (Norris, segundo na tabela classificativa, tem menos 71 pontos!), quarta “pole” consecutiva na Áustria (quinta, somando a que conseguiu na Estíria-2021, no mesmo circuito), sétima esta temporada e 40.ª na Fórmula 1. O piloto de 26 anos é, naturalmente, o favorito à vitória na corrida com 71 voltas a realizar este domingo, a partir das 14.00 horas em Portugal Continental. E Max é o recordista de vitórias neste grande prémio na pista da Red Bull, com quatro – 2018, 2019, 2021 e 2023.



“Estivemos muito bem, depois de tudo o que aprendemos durante esta manhã, no Sprint. A equipa está a trabalhar para aumentar a competitividade do monolugar e, analisando o que conseguimos, sinto-me otimamente. Antecipo uma corrida mais competitiva, mas o nosso objetivo está bem definido”, concluiu Max.


“Precisamos de algo excecional para ganharmos. Sabemos que somos melhores em corrida do que em qualificação, mas não temos o ritmo do Verstappen ou da Red Bull”, disse Norris, da McLaren-Mercedes.

Na Áustria, na terceira posição, depois de Oscar Piastri, também em McLaren, ver o melhor registo pessoal na sessão eliminado por violação dos limites da pista – o australiano “recuou” para sétimo na qualificação (e na grelha de partida) –, George Russell, da Mercedes, equipa no “top-3” pela terceira vez consecutiva. Trata-se de progresso importante, mas o britânico comentou-o de forma muito pragmática. “É verdade, estamos a melhorar, mas ainda não estamos no patamar da McLaren e o Max e a Red Bull, hoje, ‘voaram’. Temos de prosseguir o nosso caminho», concluiu.



Na qualificação de hoje, Leclerc protagonizou saída de pista quando tentava volta mais veloz e posição melhor na grelha de partida, e Sergio Pérez conseguiu apenas o oitavo registo, a 0,888 s de Verstappen, mesmo encontrando-se, igualmente, aos comandos do RB20 da Red Bull. Nico Hüllenberg, da Haas-Ferrari, assinou o nono tempo, mas “transporta” penalização de 10 s para o grande prémio, por culpa num incidente com Fernando Alonso, da Aston Martin-Mercedes, durante o Sprint.






0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

टिप्पणियां

5 स्टार में से 0 रेटिंग दी गई।
अभी तक कोई रेटिंग नहीं

रेटिंग जोड़ें
bottom of page