top of page
Logotipo | e-auto

Maserati: 318 km/h sem condutor!

Atualizado: 5 de mar.

Num esforço conjunto entre o Indy Autonomous Challenge, o Instituto Politécnico de Milão, a Maserati e a 1000 Miglia Experience Florida, um MC20 totalmente autónomo atingiu os 318 km/h (197.7 mph), estabelecendo assim um novo recorde para a velocidade máxima de um veículo sem condutor.



O Indy Autonomous Challenge (IAC) regressou às instalações do Centro Espacial Kennedy, na Florida, para estabelecer um novo recorde mundial de condução autónoma. Em conjunto com a Maserati e com o Politecnico de Milão, um dos polos universitários mais avançados no que diz respeito à tecnologia, um MC20 Coupé foi levado aos 318 km/h (197.7 mph), com a particularidade de o ter feito sem condutor. Desta forma, obteve um novo recorde de velocidade máxima para automóveis autónomos.

 

Aproveitando a pista de aterragem de mais de 4.5 km do Centro Espacial Kennedy, local histórico de aterragem dos vaivéns espaciais da NASA, o MC20 Coupé cedido pela Maserati contou com um profundo trabalho de desenvolvimento na área do “software” de condução e da inteligência artificial (IA) por parte da equipa PoliMOVE-MSU - parte da divisão de desempenho da AIDA (Artificial Intelligence Driving Autonomous do Politécnico de Milão).



Este resultado supera o recorde absoluto anteriormente detido por um carro autónomo, que era de  de 310.2 km/h (192.8 mph), estabelecido pelo Indy Autonomous Challenge e pela PoliMOVE no mesmo local em abril de 2022 com um carro de corrida IAC AV-21. Se se limitar a questão aos automóveis de produção em série, o recorde era também desta equipa ítalo-americana, com o MC20 a chegar aos 285 km/h (177 mph) no Aeroporto Militar de Piacenza, Itália, em novembro de 2024.

 

De acordo com as entidades envolvidas, este feito representa um enorme salto em frente no desenvolvimento da condução autónoma de alta velocidade e mostra como as aprendizagens das corridas autónomas podem ser transferidas para os carros de rua.

 

“Estes recordes mundiais de velocidade são muito mais do que apenas uma demonstração de tecnologia futura. Estamos a levar o ‘software’ de condução com IA e o ‘hardware’ de robótica ao limite absoluto. Ao fazê-lo com um elétrico, estamos a ajudar a fazer a transição dos conhecimentos das corridas autónomas para permitir uma mobilidade autónoma de alta velocidade segura e sustentável nas autoestradas”, afirmou Paul Mitchell, administrador-delegado da Indy Autonomous Challenge e da Aidoptation BV.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page