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Maserati MCXtrema à prova em pista

Atualizado: 29 de mar.

O mais extremo dos modelos da marca de Modena, com motor V6 de 730 cv, encontra-se, ainda, em processo de desenvolvimento. O fabricante do tridente tem planeando arrancar com as entregas só no fim do verão. Até lá, mais quilómetros de testes, muitos cumpridos em circuito(s)



Sem compromissos em termos regulamentares e criado apenas para oferecer as sensações de um carro de competição em circuito, o MCXtrema prossegue plano de desenvolvimento com ponto final marcado para os últimos dias de Abril. A Maserati, recorda-se, tem previsto produzir apenas 62 unidades, que poderão ser personalizadas ao gosto dos compradores.

 

O modelo não tem homologação para circular em estradas públicas, pelo que os engenheiros da marca de Modena, Itália, trabalham, sobretudo, na criação de automóvel desportivo purista e sem quaisquer compromissos ou concessões, adotando, por exemplo, uma aerodinâmica bastante "agressiva" que incorpora o ADN estilístico da Maserati.



Em fevereiro, o MCXtrema fez a sua estreia oficial no circuito italiano de Varano, em Parma, pelas mãos de Andrea Bertolini, piloto de testes da marca que tem no currículo diversos triunfos em competições de GT, em todo o mundo - e quatro dos títulos foram alcançados ao volante do Maserati MC12 GT1, com que o fabricante transalpino dominou o FIA GT durante alguns anos (a base do modelo era a mesma do Ferrari Enzo).

 

Desenvolvido com recurso à experiência da marca na competição, o MCXtrema tem pacote aerodinâmico otimizado com recurso a ferramentas de computação e análise virtual, instrumentos que também foram utilizados na afinação no motor, uma variante do V6 3.0 biturbo Nettuno com 730 cv de potência. A marca revela que foram já gastas 200 horas de trabalho no simulador dinâmico da Maserati e mais de 1000 noutras simulações e análises, que originaram resultados que são comparados com os dados obtidos em condições reais de utilização, em pista. Adicionalmente, os engenheiros também têm em conta o trabalho realizado durante o desenvolvimento do MC20 e do motor V6 de nova geração.



“Levar um carro novo para a pista resulta sempre numa sensação especial e única, como é o caso do MCXtrema. Uma criação maravilhosa feita para devorar o asfalto e deslizar nas curvas, uma verdadeira joia da mecânica e da aerodinâmica, perfeita no equilíbrio e o comportamento”, afirmou Andrea Bertolini após o primeiro ensaio de pista, em Varano.


No interior, também nada foi ignorado, com Bertolini a referir que foi “criado em torno do condutor; desenvolvemos 'cockpit' que é um cruzamento entre um caça e um monolugar de F1”

“Durante meses, trabalhámos em conjunto com pessoas muito qualificadas e apaixonadas, aguardando o momento certo para trazermos o objeto acabado para o seu 'habitat' natural, depois de o submetermos a simulações sofisticadas. O que torna este automóvel tão fantástico é o excelente trabalho de equipa, o que permitiu produzir o desportivo do futuro. Com o MCXtrema, elevámos ainda mais a fasquia do desenvolvimento, trabalhando com a pista como objetivo e tendo sempre em mente as necessidades dos clientes da Maserati, que continua a ser o foco do nosso trabalho e a quem este automóvel é dedicado”, complementou.



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