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Foto do escritorPedro Junceiro

Maserati GT2 Stradale (quase) de competição

Atualizado: 18 de ago.

Modelo especial da marca italiana, o GT2 Stradale faz a sua estreia oficial em Monterey, EUA, impondo-se pela tecnologia "importada" da competição. Com 640 cv, é mais potente e mais leve do que o MC20 de que deriva e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 s!



Partindo do MC20 como base, o GT2 Stradale foi criado pela Maserati para sublinhar a aliança entre os mundos da competição e dos automóveis de produção em série, tendo feito a sua estreia oficial na Semana Automóvel de Monterey, nos Estados Unidos da América.


GT2 Stradale é o resultado da cooperação entre o departamento para competição e o de automóveis de estrada

 

Definido pela marca como uma “ode à desportividade mais extraordinária e exclusiva”, o GT2 Stradale é o resultado da cooperação entre o departamento para competição e o de automóveis de estrada, incorporando detalhes do modelo GT2 criado pela Maserati para as corridas de GT internacionais.

 

O GT2 Stradale debita 640 cv, ou seja, mais 10 cv do que o MC20, mas é também mais leve, acusando menos 60 kg na balança. Estes dados permitem que obtenha prestações melhoradas: velocidade máxima superior a 320 km/h e aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos.



A companhia aplicou elementos aerodinâmicos diretamente inspirados no GT2 de competição, com a Maserati a adiantar, ainda, que o Stradale dispõe de vasta gama de opções para personalização bastante elaborada. A título de exemplo, são oferecidos pacotes dedicados à melhoria das performances, com uma estética agressiva, ao passo que o conteúdo exclusivo “Fuoriserie” e as configurações específicas variam consoante os mercados.

 

Segundo Davide Grasso, CEO da Maserati, o GT2 Stradale “é um produto único, que reúne a maior herança desportiva da marca e, ao mesmo tempo, representa a evolução de um dos veículos mais icónicos da Maserati, o MC20”, simbolizando assim a ideia de que esta variante assume contornos de maior especialidade.



“Este modelo destinado à condução quotidiana foi criado com base no desejo de oferecer aos nossos clientes cada vez mais em termos de mestria técnica, inovação, design e emoções na condução em estrada: por um lado, encontramos soluções sofisticadas reservadas a modelos concebidos apenas para utilização em pista, o epítome do ADN de competição da Maserati; por outro, podemos garantir um conforto ótimo aliado a todos os mais avançados sistemas de assistência ao condutor”, acrescenta.



Outra estreia americana 

Mas o GT2 Stradale não foi o único modelo da Maserati a fazer a sua estreia em Monterey, na Califórnia. Também o MC20 Icona foi mostrado aos clientes americanos pela primeira vez, fazendo-se acompanhar do MCXtrema, o qual foi revelado neste mesmo local no ano passado.

 

No caso do MC20 Icona, revelado no passado mês de junho, trata-se de uma série especial criada para celebrar o 20º aniversário do regresso da marca às pistas nos campeonatos de GT, com o vitorioso MC12.

 

Produzido numa edição limitada de 20 unidades, na combinação de pintura “Bianco Audace Matte” e “Blu Stradale”, o MC20 Icona é um tributo ao MC12 Stradale de 2004, o qual foi desenvolvido a partir do “primo” da época, o Ferrari Enzo, do qual recebeu o motor V12, tendo sido criado especificamente para homologação em competições internacionais de GT.



Quanto ao MCXtrema, faz o seu regresso a Monterey, agora para assinalar a entrega do primeiro dos 62 modelos produzidos em todo o mundo - a 18 de agosto no circuito de Laguna Seca.

 

Fabricado e homologado apenas para utilização em pista, com os seus 730 cv de potência e design arrojado, o MCXtrema é agora o automóvel de pista mais potente da Maserati, destinando-se a uma clientela selecionada e exigente em termos de performance.

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