Somando as vendas de todos os automóveis ligeiros de passageiros registados em Portugal durante o primeiro semestre do ano, a Mercedes-Benz foi a marca que mais modelos eletrificados vendeu no nosso País. Restringindo a análise aos elétricos, Tesla número um.
Valendo-se de uma prestação muito equilibrada nos três tipos de tecnologia aplicada aos automóveis ligeiros de passageiros, a Mercedes-Benz terminou o primeiro semestre como a marca que mais veículos eletrificados vendeu em Portugal nos primeiros seis meses do ano, entre 100% elétricos (BEV), híbridos Plug-In (PHEV) e híbridos (HEV).
A marca alemã conta com gama bastante extensa de automóveis e tecnologias. Prova-o a primeira posição nas vendas de ligeiros de passageiros eletrificados nos primeiros seis meses deste ano, de acordo com os números da ACAP.
O segmento dos PHEV é particularmente forte para a Mercedes-Benz, representando 3929 unidades matriculados (melhor marca neste mercado), enquanto o dos híbridos aparece logo a seguir, com 1805 registos. Já nos elétricos, as 1267 comercializadas não permitiram à marca da estrela posicionar-se no "top-3". O acumulado de eletrificados é de 7.001 veículos.
Por outro lado, a Tesla continua a impor a sua lei no mercado dos elétricos, graças, sobretudo, ao Model Y e ao Model 3, que representam o grosso das vendas. Apenas e só com esta tecnologia de motorização, a marca norte-americana atingiu as 5470 unidades matriculadas em Portugal entre janeiro e junho deste ano.
No lugar mais baixo do pódio posicionou-se a Toyota, que também necessita de acumular as três tipologias para chegar aos 5203 registos, divididos entre 149 elétricos, 570 híbridos Plug-In e 4484 híbridos, naquele que é um segmento que a marca japonesa também domina (neste, a Fiat aparece na segunda posição, com 2658 automóveis).
Também com uma aposta nas três tecnologias, a BMW assume-se como a quarta marca com mais automóveis eletrificados vendidos no primeiro semestre, com um total de 4569, representando 1865 elétricos (só a Tesla vendeu mais), 1858 PHEV (atrás apenas da rival Mercedes-Benz) e 846 híbridos.
Outras duas marcas surgem bem representadas nesta apreciação, com a Fiat a passar também dos 3000 ligeiros de passageiros eletrificados, valendo-se, sobretudo, da sua prestação no segmento dos híbridos, com 2658 matrículas, a que se juntam 362 modelos 100% elétricos, para um total de 3020. De igual modo, a Volvo assume posição no "top 3", nos mercados dos elétricos (1510) e dos PHEV (1355), mas tem presença bastante limitada entre os HEV (54). Total da marca sueca: 2919 unidades.
Semestre de crescimento
Quanto ao mercado global dos veículos ligeiros de passageiros eletrificados, entre janeiro e junho de 2024, contabilizaram-se 51763 unidades, o que se traduz numa variação positiva de 12,5%, comparativamente ao período homólogo de 2023.
Dessas mais de 51 mil unidades, as vendas de automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos valeram 19.214, total que corresponde a um aumento de 12,5%, também no frente a frente com o período comparável de 2023.
Comments