top of page

Ferrari renuncia aos sistemas de navegação

Atualizado: 27 de jun.

A Ferrari, numa decisão ainda sem paralelo na indústria automóvel, desistiu de desenvolver e instalar equipamentos de navegação, de origem nos seus superdesportivos. A "culpa" é dos "smartphones" e dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.



Embora seja uma das marcas mais prestigiadas do mundo, a Ferrari vai avançar com a abolição dos sistemas de navegação “nativos” no infoentretenimento, com a marca italiana a reconhecer a predominância cada vez mais óbvia dos sistemas operativos Android Auto e Apple CarPlay e à associação com os smartphones.

 

Observando com naturalidade a cada vez maior utilização de sistemas de navegação por smartphone (como o Google Maps ou o Waze), a Ferrari decidiu acabar com a navegação de série nos seus automóveis.

Emanuele Carando, responsável de marketing e de produto da marca de Maranello a revelou ao site Drive.com.au que “não faz sentido desenvolver essa tecnologia internamente”.



De acordo com Carando, o sistema de replicação de smartphone é hoje tão eficaz que permite ao construtor deixar de oferecer aquela funcionalidade, ao mesmo tempo lembrando que um condutor de um Ferrari também não recorre diariamente ao seu automóvel, pelo que obrigaria a redescobrir o seu funcionamento a cada utilização. Os Purosangue e 12Cilindri são os primeiros a dispensar a navegação de fábrica.


“Os nossos carros não são usados numa base diária e não queremos que os nossos clientes tenham de aprender que tipo de sistema é que têm de usar [de cada vez que querem conduzir o seu Ferrari”, é citado no site australiano, considerando que [o sistema] “Apple, Google Maps ou seja o que for são as coisas mais úteis que podem usar em cada carro”.

 

No entanto, esta é uma visão que nem todos os construtores estarão dispostos a assumir, na medida em que alguns conseguem integrar na navegação funcionalidades como a de planeamento de rotas com estações de carregamento no caso dos elétricos. A Porsche, por exemplo, declarou recentemente, em sessão de apresentação dos novos Panamera e Macan, que o sistema de GPS é uma solução útil para incluir as rotas com carregamento, dando também a indicação de que os seus clientes não gostariam de ter um ecrã preto, ou seja, desprovido de informações ou de mapas, no tablier.

0 comentário

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page