Uma maquete de testes em túnel de vento, proposta a leilão pela RM Sotheby’s, mostra como poderia ter sido o carro da Peugeot para a Fórmula 1
No início da década de 1990, a Peugeot chegou a ponderar a sua entrada na Fórmula 1 com uma equipa de fábrica, num projeto envolto em secretismo e que acabou por não ser concretizado. Depois de várias participações bem-sucedidas em competições de ralis e de resistência, a marca francesa chegou a cumprir diversos estudos para a participação ao mais alto nível na Fórmula 1.
O projeto não chegou a ver a luz do dia (muito por “culpa” da ida de Jean Todt para a Ferrari no verão de 1993), com a Peugeot a enveredar, ao invés pelo caminho do fornecimento de motores com a McLaren, numa parceria que vigorou unicamente em 1994 e que não teve os resultados desejados por ambas as partes. Para 1995, a McLaren optava pelos motores da Mercedes-Benz, enquanto a Peugeot rumou a outras paragens, aliando-se à Jordan e, mais tarde, à Prost Grand Prix, naquela que seria uma ambicionada superforça francesa na Fórmula 1 (que não se viria a concretizar).
Mas, o trabalho de desenvolvimento de um monolugar para a participação oficial da Peugeot na Fórmula 1 enquanto equipa de fábrica esteve mesmo muito perto de ver a “luz verde”, com o conceituado engenheiro Enrique Scalabroni a desenhar um monolugar que chegaria à fase de ensaios em túnel de vento com recurso a uma maquete.
Será leiloada no Mónaco e espera-se que atinja um valor entre os 8.000 e os 12.000 euros
Essa mesma maquete está agora à venda por intermédio da conceituada leiloeira RM Sotheby’s, com a certificação de Jean-Marc Finot, diretor da Stellantis Motorsport, que confirma ter sido este o modelo de testes usado pela Peugeot e, mais ainda, o facto de ter sido o único produzido para o efeito.
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