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MAN premiada por motor de combustão a hidrogénio

Numa solução pensada para maior eficiência e redução significativa das emissões poluentes, a MAN apresentou em Hannover a tecnologia de combustão a hidrogénio aplicada ao hTGX. Este avanço valeu mesmo à marca o troféu de Inovação do Ano nos Camiões pelo júri do Camião Internacional do Ano



A MAN venceu o troféu de Inovação do Ano no setor dos camiões, com a sua solução de motor de combustão a hidrogénio, a qual tem vindo a ganhar mais seguidores ao longo dos últimos meses, numa alternativa aos veículos 100% elétricos, sobretudo em regiões onde a rede de carregamento elétrica ainda é deficitária, ou para mercados onde já existe hidrogénio suficiente.

 

Desenvolvido a pensar na utilização do hidrogénio para os camiões com motor de combustão interna, o MAN hTGX recorre a um motor H45 de seis cilindros de 16.8 litros de cilindrada, baseado na unidade Diesel D38, diferenciando-se dos motores convencionais pela utilização do hidrogénio sem que isso tenha impacto nas suas prestações ou na capacidade de carga.



O hidrogénio fica armazenado em tanques pressurizados a 700 bar, com um sistema de tratamento de gases simplificado. A marca adianta que, se for alimentado com hidrogénio de fontes renováveis, torna-se também num veículo de emissões limpas a postos para o futuro. Além disso, disponibiliza uma autonomia em torno dos 600 km, o que torna a sua proposta potencialmente mais vantajosa para o transporte de mercadorias de longo curso.

 

Apenas 200 unidades

Este camião tem uma produção inicial prevista de apenas 200 unidades, para clientes na Alemanha, Países Baixos, Noruega, Islândia e países não europeus selecionados já em 2025. Estará disponível nas configurações de eixo 6x2 e 6x4, permitindo uma elevada carga útil e alcances máximos de até 600 km, como já atrás foi indicado. O motor de combustão será produzido na fábrica de motores e baterias em Nuremberga.


No concurso de Inovação do Ano para Camiões, o MAN hTGX recebeu 84 votos do júri, batendo por larga margem o “Oxygen” da Renault Trucks, um protótipo de camião de distribuição movido a eletricidade, e o S-eWay Fuel Cell (FCEV) da Iveco, um veículo de longo curso com emissões zero e pilha de combustível.

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