Na atualização da sua estratégia futura, a Kia reforça a sua aposta nos elétricos, esperando vender 1.6 milhões de unidades por ano em 2030. A suportar a sua ambição está o lançamento de novos modelos elétricos nos próximos anos
Apostada em tornar-se cada vez mais elétrica e fazer face aos desafios atuais da indústria automóvel, a Kia atualizou a sua estratégia 2030, anunciada no ano passado, aumentando as metas de vendas globais e criando uma nova fonte de rendimento com os “Purpose Built Vehicles” (veículos para fins específicos, como mobilidade).
No evento de atualização da estratégia da marca sul-coreana, realizado em Seul, a Kia reafirmou sua a aposta a médio e longo prazo na eletrificação e nos PBV, apontando como meta para 2030 um total de 4.3 milhões de unidades vendidas por ano, dos quais 1.6 milhões de unidades correspondem aos elétricos. Esta meta é 34,4% superior à que a marca estabeleceu para 2024, de 3.2 milhões de unidades, ou seja, estima um crescimento gradual, mesmo num clima de maior concorrência global.
Esse foco na eletrificação visa tornar a Kia numa marca líder entre os veículos eletrificados, incluindo-se aqui as vertentes híbridas (HEV e plug-in) e elétricas a bateria, prevendo vendas de modelos eletrificados de 2.48 milhões de unidades por ano, ou 58% do total das vendas que a marca pretende alcançar em 2030.
No seu “Invester Day”, a Kia anunciou que irá reforçar a sua gama de híbridos (HEV), passando dos seis modelos híbridos em 2024 para oito em 2026 e nove em 2028 (prevendo um aumento da procura destas motorizações), mas o principal destaque será dado aos elétricos “puros”, nomeadamente com a chegada aos mercados de novas gamas EV2, EV3, EV4 e EV5 com uma gama VE de 15 modelos em 2027, visando os tais 1.6 milhões de vendas de unidades elétricas em 2030.
Para 2024, estão previstos dois novos modelos (EV3 e K4 sedan), três modelos melhorados (EV6, K8 sedan e Sportage SUV) e dois derivados (K3 de cinco portas e EV6 GT).
O primeiro a chegar será o EV3 já este ano, seguindo-se os EV2, EV4 e EV5 nos principais mercados (EUA, Europa e Coreia do Sul). Nos mercados emergentes, a empresa irá lançar dois veículos elétricos específicos para cada região, como é o caso do Carens EV para o mercado indiano. As variantes desportivas GT serão reforçadas, incluindo no EV9, já em janeiro de 2025, podendo ainda melhorar o desempenho dos automóveis através de atualizações “over-the-air”.
Um dos pontos essenciais para o aumento peso dos veículos elétricos nas vendas será a melhoria do desempenho das baterias e a garantia da competitividade dos custos neste capítulo para reduzir o seu impacto na produção e na venda aos clientes. Pretende fazê-lo aumentando a densidade energética e a oferta de baterias de níquel-cobalto-manganês (NCM), além de apostar igualmente na tecnologia de fosfato de ferro-lítio (LFP) para atender às diferentes necessidades dos mercados globais.
A Kia indicou ainda planos para produzir modelos elétricos (VE) e com motor de combustão interna em 13 fábricas à escala mundial – sete estarão localizadas na Coreia do Sul (duas delas específicas para VE) e seis noutros países
Para fazer face ao aumento da concorrência, nomeadamente, oriunda da China, a Kia explica que pretende utilizar as fábricas daquele país para produzir modelos para outros mercados emergentes (250.000 unidades em 2027), aumentar a quantidade de tecnologias atualizáveis “over-the-air”, reconhecendo o potencial do mercado de software, e melhorar a experiência do utilizador.
Entrada no mercado dos PBV
O segmento dos PBV é visto pela Kia como um foco potencial de grande rentabilidade, visando as áreas B2B (destinado a clientes profissionais), mas também B2C (de serviços a clientes, como mobilidade). A criação de veículos altamente modulares capazes de se adaptar a diferentes necessidades de forma simples é uma das chaves para essa ambição, com a Kia a estabelecer como meta a venda de 250.000 PBV em 2030 com novos modelos PV5, a lançar em 2025, e PV7, a lançar em 2027, dos quais se esperam vendas de 150.000 unidades e 100.000 unidades, respetivamente.
Este objetivo é sustentado por um sistema de produção flexível (na Fábrica EVO, na Coreia), com soluções específicas de PBV para clientes e sinergias com os futuros negócios do Hyundai Motor Group, incluindo condução autónoma, robótica e mobilidade aérea avançada.
A empresa também se focará na expansão de veículos definidos por software (SDV), graças ao desenvolvimento de uma plataforma integrada que pode maximizar a sinergia entre o hardware e o software do sistema e pela combinação de computadores de bordo de alto desempenho com a conectividade de alta velocidade. As mais recentes tecnologias de inteligência artificial permitirão melhorar a comodidade e a segurança dos veículos, algo que também está previsto através da atualização da tecnologia de assistência à condução em autoestrada. Nos planos da Kia está também a expansão do sistema para a condução autónoma nas cidades até 2026, através do desenvolvimento contínuo de sensores de precisão de alta resolução e de software de condução autónoma.
"Após o bem-sucedido relançamento da nossa marca em 2021, estamos a melhorar a nossa estratégia empresarial global no sentido de promovermos a criação de uma gama inovadora de EV e acelerarmos a transição da Kia para um fornecedor de soluções de mobilidade sustentável", explica Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia. "Ao responder de forma eficaz às mudanças no mercado da mobilidade e implementando estratégias de médio/longo prazo de forma eficiente, a Kia está a reforçar o seu compromisso relativamente ao bem-estar dos clientes, das comunidades, da sociedade global e do meio ambiente", fundamenta.
Maior rentabilidade
No que diz respeito ao lado financeiro e de negócios para 2024 e com base na otimização da oferta global, no lançamento de novos veículos e na melhoria da competitividade nos negócios de VE, num ambiente de crescimento incerto da procura industrial em 2024, a Kia prevê a venda de 3.2 milhões de unidades por grosso, 3.14 milhões no retalho e uma quota de mercado de 3.8%.
Estratificando pelo lado das metas financeiras para 2024, a Kia estima um total de 101 biliões de KRW (68 mil milhões de euros) em receitas, 12 biliões de KRW (8.2 mil milhões de euros) em lucros operacionais e 11,9% de margem de lucro operacional de 11,9%. Esta margem de lucro operacional sustentável a médio e longo prazo acima dos 10% assenta, sobremaneira, nos lucros estáveis em veículos HEV e de motor de combustão. A partir de uma perspetiva de longo prazo, a empresa criará novas fontes de rentabilidade a partir da atividade de SDV.
A Kia também planeia prosseguir a sua expansão de investimento, para garantir a competitividade futura: 38 biliões de KRW (25.9 mil milhões de euros) até 2028, que constituem um aumento de 5 biliões de KRW (3.4 mil milhões de euros) comparativamente ao anúncio do ano passado.
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